Buscar

As ofertas de emprego no mercado de trabalho brasileiro nunca foram suficientes para atingir a demanda de toda a população e, no auge de seu cresci...

As ofertas de emprego no mercado de trabalho brasileiro nunca foram suficientes para atingir a demanda de toda a população e, no auge de seu crescimento, em 1970, atingem apenas metade da população economicamente ativa, no meio urbano (POCHMAN, 2002 apud COSTA, 2010). Sobre esse tema, nos anos de 1990 do século passado, podemos afirmar: 

  1. Nos anos 90, verificou-se um aumento do desemprego, causada entre outros fatores, pela abertura econômica, com crescimento do trabalho informal, aumento do dessalariamento, decrescente participação do trabalho na renda nacional e crescimento do sobretrabalho. 
  2. Nos anos 90, foram gerados me média 3,3 milhões de trabalhos nos postos de economia, diminuindo consideralmente a taxa de empregos informais. 
  3. A queda do desemprego verificada nos anos 90 está diretamente relacionado com a abertura econômica e as privatizações que modificaram o cenário do mercado de trabalho. 
  4. Nos anos 1990 a situação de desemprego melhora consideravelmente com as mudanças estruturais na economia e nas instituições que compõem o mercado de trabalho. 
  5. O aumento de emprego anos 90 fez com que a economia brasileira entrasse definitivamente no grupo de países desenvolvidos e das 7 (sete) maiores economias do mundo, situação que permanecesse até hoje. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Nos anos 90, verificou-se um aumento do desemprego, causada entre outros fatores, pela abertura econômica, com crescimento do trabalho informal, aumento do dessalariamento, decrescente participação do trabalho na renda nacional e crescimento do sobretrabalho." Isso porque, de acordo com o texto, houve um aumento do desemprego nos anos 90, causado por diversos fatores, incluindo a abertura econômica. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou exageradas em relação ao que é apresentado no texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais