Buscar

A soja é a principal oleaginosa anual produzida e consumida no mundo e o principal produto do agronegócio brasileiro. O manejo integrado de pragas ...

A soja é a principal oleaginosa anual produzida e consumida no mundo e o principal produto do agronegócio brasileiro. O manejo integrado de pragas da soja integra diversas táticas de controle cuja finalidade é proteger a cultura do ataque de diferentes tipos de pragas, de modo a evitar perdas economicamente representativas (EMBRAPA, 2019).Disserte sobre os prejuízos provocados pelas principais pragas da soja.

Fonte: EMBRAPA. Soja: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília: Embrapa, 2019. 274 p. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais pragas que afetam a cultura da soja são a lagarta-da-soja, a mosca-branca, o percevejo-marrom e a ferrugem-asiática. Essas pragas podem causar danos significativos à produção de soja, reduzindo a produtividade e a qualidade dos grãos. A lagarta-da-soja é uma das principais pragas da cultura, pois se alimenta das folhas da planta, podendo causar desfolha intensa e redução da produtividade. A mosca-branca é outra praga que pode causar danos significativos, pois se alimenta da seiva da planta, transmitindo doenças e causando amarelecimento e murcha das folhas. O percevejo-marrom é uma praga que se alimenta dos grãos em formação, causando danos diretos à produção. Já a ferrugem-asiática é uma doença fúngica que pode causar desfolha precoce e redução da produtividade. O manejo integrado de pragas é uma estratégia importante para o controle dessas pragas, que envolve o uso de diferentes táticas de controle, como o controle biológico, o controle cultural, o controle químico e o controle genético. O uso de variedades de soja resistentes a pragas e doenças também é uma estratégia importante para reduzir os danos causados por essas pragas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais