Buscar

A hipertensão é definida como uma elevação persistente da pressão arterial (PA). O controle da PA ocorre por dois mecanismos principais, que atuam ...

A hipertensão é definida como uma elevação persistente da pressão arterial (PA). O controle da PA ocorre por dois mecanismos principais, que atuam sobre o débito cardíaco e a resistência vascular periférica. No primeiro mecanismo, os neurônios barorreceptores do arco aórtico e seios carotídeos, no sistema nervoso central (SNC), detectam reduções na PA e enviam sinais à periferia que resultam em vasoconstrição e aumento do débito cardíaco, elevando a PA. Assim, de acordo com o segundo mecanismo de controle da PA, a resistência vascular periférica, assinale a alternativa INCORRETA:

A A renina converte angiotensinogênio em angiotensina I, que na presença da enzima conversora de angiotensina (ECA), é convertida em angiotensina II, indutora de vasoconstrição, o que resulta na elevação da PA.
B A liberação da enzima renina é estimulada por redução na pressão, da ativação simpática por receptores adrenérgicos β1, e redução na concentração de sódio.
C O segundo mecanismo regulatório é ligado ao volume sanguíneo e desempenhado pelos rins, por meio do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRA).
D A angiotensina II, por meio da ativação de receptores do tipo 1 (AT1), também incita a liberação de aldosterona, e esta promove aumento na reabsorção renal de sódio, elevando o volume sanguíneo, e assim, a PA.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual Farmacologia II
7 pág.

Farmacologia II UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra A: A renina converte angiotensinogênio em angiotensina I, que na presença da enzima conversora de angiotensina (ECA), é convertida em angiotensina II, indutora de vasoconstrição, o que resulta na elevação da PA. Na verdade, a renina é uma enzima produzida pelas células justaglomerulares dos rins, que é liberada em resposta à diminuição da pressão arterial, à estimulação simpática e à redução da concentração de sódio. A renina age sobre o angiotensinogênio, uma proteína produzida pelo fígado, convertendo-a em angiotensina I. A angiotensina I é então convertida em angiotensina II pela enzima conversora de angiotensina (ECA), que está presente principalmente nos pulmões. A angiotensina II é um potente vasoconstritor, que aumenta a resistência vascular periférica e, consequentemente, eleva a pressão arterial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais