Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
A escala Fitzpatrick, nomeada assim em homenagem ao médico idealizador dessa escala, Dr. Thomas B. Fitzpatrick, classifica os fototipos cutâneos. É mais conhecida e utilizada pelos profissionais da estética e da medicina. A classificação leva em conta a sensibilidade da pele ao sol e a capacidade da pessoa em se bronzear, quando exposta ao sol. Marque a opção correta quanto às características dos fototipos classificados por Fitzpatrick.


a. Fototipo 4: pele branca que sempre queima, nunca bronzeia e é muito sensível ao sol.
b. Fototipo 1: pele branca que sempre queima, bronzeia muito pouco e é sensível ao sol.
c. Fototipo 2: pele morena clara, queima moderadamente, bronzeia moderadamente, com uma sensibilidade normal ao sol.
d. Fototipo 3: pele morena moderada, queima pouco, sempre bronzeia com sensibilidade normal ao sol.
e. Fototipo 5: pele morena escura, queima raramente, sempre bronzeia e é pouco sensível ao sol.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "b. Fototipo 1: pele branca que sempre queima, bronzeia muito pouco e é sensível ao sol." A escala Fitzpatrick classifica os fototipos cutâneos em seis tipos, sendo o fototipo 1 o mais claro e o fototipo 6 o mais escuro. O fototipo 1 é caracterizado por uma pele muito clara, que sempre queima e bronzeia muito pouco, além de ser muito sensível ao sol. Já o fototipo 5 é caracterizado por uma pele morena escura, que queima raramente, sempre bronzeia e é pouco sensível ao sol.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A radiação solar é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética, e o espectro solar que chega à superfície terrestre inclui as radiações: infravermelha (IV ou IR), visível (Vis) e ultravioleta (UV). Uma exposição solar moderada é benéfica à saúde geral das pessoas, melhorando o humor e contribuindo para a produção de:

Resposta Selecionada:

e.
Vitamina D3.

Respostas: a.
Vitamina C.

b.
Vitamina A.

c.
Vitamina B12.

d.
Colágeno.

e.
Vitamina D3.

Comentário da resposta:

E
Comentário: para que o processo de ativação da vitamina D se inicie, é preciso que o indivíduo receba a luz solar direta, especificamente a radiação ultravioleta B (UVB) nos comprimentos de onda entre 290 e 315 nm. Em decorrência da posição do eixo em que a Terra translaciona em torno do sol, quanto mais uma localidade se afasta da linha do Equador, maior é a espessura da camada atmosférica que a luz solar deve atravessar, o que provoca atenuação em vários comprimentos de onda, entre eles a radiação UVB. Esse ângulo de incidência da luz solar sobre a Terra (zênite solar) também se modifica ao longo das estações do ano, sendo maior nos meses de inverno quando a quantidade de raios UVB que atinge a superfície terrestre é menor. Dessa forma, a quantidade de raios UVB que atinge a pele dos indivíduos é uma função inversa da latitude e é menor nos meses de inverno. Uma outra variável que está envolvida nessa etapa inicial de ativação da vitamina D é a quantidade de melanina na pele do indivíduo. Esse pigmento também compete pelo fóton da radiação UVB nos comprimentos de onda entre 290 e 315 nm, diminuindo a disponibilidade de fótons para a fotólise do 7-DHC. Os estudos mostram menores reservas da 25(IH)D em indivíduos negros quando comparados aos caucasianos, mas que as duas etnias têm a mesma capacidade de síntese de 25(OH)D, só que indivíduos com pele mais escura precisam de mais tempo de exposição ao sol para sintetizarem a vitamina D3.


a. Vitamina C.
b. Vitamina A.
c. Vitamina B12.
d. Colágeno.
e. Vitamina D3.

Marque a opção correta quanto à ação geral das radiações na pele:


a. A pele não apresenta moléculas com a capacidade de absorver a radiação UV.
b. Moléculas que absorvem a radiação UV são chamadas de melanócitos e são responsáveis pela formação do DNA celular.
c. A absorção da radiação UV pelos cromóforos promove a formação de reações fotoquímicas e interações secundárias envolvendo espécies reativas de oxigênio (ERO ou ROS), que resultam em efeitos prejudiciais.
d. O DNA nem sempre é um dos principais alvos da radiação UV, pois as moléculas capazes de absorver a radiação UV são as células de Langerhans.
e. As radiações solares não são capazes de promover alterações que resultem em transformações celulares.

Marque a opção que representa a radiação capaz de promover eritema e queimaduras.


a. UVA-1.
b. UVA-2.
c. UVC.
d. UVB.
e. Infravermelho.

Marque a opção que representa a radiação capaz de causar danos crônicos como envelhecimento e câncer de pele:


a. UVC-1.
b. UVC-2.
c. UVA.
d. UVB.
e. Infravermelho.

O uso de protetores solares se faz necessário para diminuir os efeitos danosos da radiação UV sobre o material genético, uma vez que as reações fotoquímicas apresentam efeitos importantes e danosos à pele humana, dependendo do comprimento de onda e da quantidade de energia. A Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso de acessórios para proteção do sol. Marque a opção correta quanto aos acessórios de proteção solar:


a. As luvas não podem ser consideradas úteis na prevenção dos sinais de fotoenvelhecimento das mãos.
b. Chapéus e bonés são úteis na proteção do couro cabeludo, orelha, cabelo, olhos, testa e pescoço, além de prover sombra para o rosto.
c. Os óculos escuros não previnem os danos oculares provocados pela radiação UV (cataratas, fotoconjuntivites e perda progressiva da visão).
d. A eficiência da proteção de um chapéu ou boné está relacionada à substância filtrante inserida na fibra do material utilizado para sua confecção.
e. A proteção promovida por acessórios deve abranger apenas a radiação UVC e a visível.

A eficácia da atividade fotoprotetora pode ser quantificada por meio de métodos in vitro e in vivo. O fator de proteção solar (FPS) pode ser definido como:


a. O quociente entre a dose eritematógena mínima (DEM) na pele protegida com o produto fotoprotetor em análise e a DEM na pele ausente de proteção.
b. O quociente entre a dose eritematógena máxima (DEM) na pele protegida com o produto fotoprotetor em análise e a DEM na pele proteção.
c. O quociente entre a dose eritematógena mínima (DEM) sem proteção e a DEM com proteção.
d. O quociente entre a dose eritematógena máxima (DEM) sem proteção e a DEM mínima com proteção.
e. O quociente entre a dose eritematógena mínima (DEM) com proteção e a DEM máxima com proteção.

Apresentam o mecanismo de ação de refletir a dissipar as radiações UV e visíveis, por meio da formação de uma barreira formada pelas partículas depositadas sob a pele. Estamos nos referindo a:


a. Filtros orgânicos.
b. Filtros inorgânicos.
c. Filtros capazes de proteger contra a radiação UVC.
d. Filtros capazes de proteger contra a radiação UVA.
e. Filtros capazes de proteger contra a radiação UVB.

O mecanismo de ação envolve a absorção da radiação UV com a excitação do orbital π HOMO (orbital molecular preenchido de mais alta energia) para o orbital π* LUMO (orbital molecular vazio de mais baixa energia). Após a absorção e a excitação dos orbitais, as moléculas tendem a retornar aos seus estados fundamentais, liberando, com isso, o excesso de energia absorvida, normalmente sob a forma de calor. O mecanismo citado anteriormente se refere a:


a. Filtros orgânicos.
b. Filtros inorgânicos.
c. Filtros capazes de proteger contra a radiação UVC.
d. Filtros capazes de proteger contra a radiação UVA.
e. Filtros capazes de proteger contra a radiação UVB.

São produtos à base de psoralenos, tirosina e cupropeptídeos e estimulação da síntese de melanina. Estamos nos referindo a:

Produtos à base de psoralenos, tirosina e cupropeptídeos estimulam a síntese de melanina.
a. Produtos prolongadores do bronzeado.
b. Autobronzeadores.
c. Produtos ativadores do bronzeado.
d. Fotoprotetores.
e. Filtro solar.

Mais conteúdos dessa disciplina