Buscar

Sabemos que um Biomédico/Farmacêutico esteta é um profissional especializado no estudo de gerenciamento de pele e envelhecimento facial. Você, prof...

Sabemos que um Biomédico/Farmacêutico esteta é um profissional especializado no estudo de gerenciamento de pele e envelhecimento facial. Você, profissional, deve ter conhecimento aprofundado sobre a biologia e a fisiologia, oferecendo abordagens personalizadas para cada paciente. O atendimento em estética desempenha um papel crucial no cuidado de pacientes que desejam envelhecer com qualidade e, para isso, sabemos que a prevenção é a chave para uma estética que promova elegância e naturalidade. Fonte: KASHIWAKURA, P. H. M. B. Biomedicina estética e cosmetologia. Maringá: UniCesumar, 2023. Agora que fizemos uma breve introdução sobre a importância dos cuidados em um atendimento em estética, vamos à atividade: Caso clínico Paciente, sexo feminino, 30 anos, começou a notar o aparecimento de rugas estáticas em seu rosto há 2 anos. Além disso, sentiu que sua pele está apresentando flacidez tissular. Procurou um profissional de renome na cidade para realizar um tratamento, pois vai casar em breve e não deseja estar com rugas e com flacidez facial no dia de seu casamento. Em sua avaliação foi realizada a anamnese, onde a paciente não apresentou nenhuma contraindicação para a realização dos procedimentos, e lhe foi explicado como funciona o processo de envelhecimento facial para, a partir disso, decidir qual procedimento será o mais indicado. Responda: a. O atendimento e a escolha do procedimento devem ser realizados de forma individualizada e de acordo com a queixa de cada paciente. De acordo com o caso clínico apresentado, compreendemos que a aplicação da Toxina Botulínica será um ótimo aliado para o tratamento das rugas em que a paciente se queixa. Sabendo disso, descreva o mecanismo de ação da Toxina Botulínica. b. Devido à redução da produção de colágeno, que ocorre ao longo dos anos, a paciente relatou estar apresentando flacidez na face. Sabemos que a flacidez pode ser classificada como flacidez tissular e flacidez muscular. Diferencie os dois tipos. c. Para o tratamento da flacidez tissular temos inúmeros procedimentos disponíveis no mercado para melhora dessa disfunção, como o microagulhamento e a aplicação de equipamentos de dermoabrasão que realizarão uma neocolagênese. Cite qual tipo de colágeno é produzido ao realizar estes procedimentos. d. Para amenizar a flacidez da paciente, além do microagulhamento e dermoabrasão temos também a opção de realizar procedimentos injetáveis em consultório, cuja função é de estímulo de colágeno. Exemplifique e explique três desses procedimentos injetáveis. e. Após fazer um planejamento de tratamento para sua paciente, ela se mostrou adepta a, além de realizar os injetáveis, utilizar de recursos de eletroterapia que visam à melhoria da textura e espessura da derme e aumento da produção de colágeno e elastina. Sabendo disso, cite ao menos cinco recursos (tratamentos) de eletroterapia em que você poderia indicar para tratar estas disfunções.
a. Descrever o mecanismo de ação da Toxina Botulínica.
b. Diferenciar flacidez tissular e flacidez muscular.
c. Citar o tipo de colágeno produzido ao realizar microagulhamento e dermoabrasão.
d. Exemplificar e explicar três procedimentos injetáveis que estimulam a produção de colágeno.
e. Citar ao menos cinco recursos de eletroterapia para tratar disfunções de textura e espessura da derme e aumento da produção de colágeno e elastina.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a. O mecanismo de ação da Toxina Botulínica consiste em bloquear a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela contração muscular. Com isso, a toxina impede a contração muscular excessiva que causa as rugas dinâmicas, suavizando as linhas de expressão. b. A flacidez tissular é causada pela perda de colágeno e elastina na pele, enquanto a flacidez muscular é causada pela falta de tônus muscular, que pode ocorrer devido à falta de exercício físico ou envelhecimento. c. O microagulhamento e a dermoabrasão estimulam a produção de colágeno tipo III, que é responsável pela formação de novas fibras de colágeno na pele. d. Alguns exemplos de procedimentos injetáveis que estimulam a produção de colágeno são: ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico. O ácido polilático estimula a produção de colágeno tipo I, enquanto a hidroxiapatita de cálcio e o ácido hialurônico estimulam a produção de colágeno tipo III. e. Alguns recursos de eletroterapia que podem ser indicados para tratar disfunções de textura e espessura da derme e aumento da produção de colágeno e elastina são: radiofrequência, microcorrentes, LED, ultrassom e laser de baixa potência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais