Buscar

Considerando que o Princípio Constitucional da Moralidade prevê a honestidade e boa fé dos agentes estatais em suas ações na Administração Pública ...

Considerando que o Princípio Constitucional da Moralidade prevê a honestidade e boa fé dos agentes estatais em suas ações na Administração Pública brasileira, podemos concluir que:


a exigência constitucional de moralidade prescinde a existência de códigos de ética e outras legislações temáticas.
a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992) prevê punições para violações apenas para o enriquecimento ilícito e causar danos ao erário.
a Lei Federal dos Servidores Públicos Civis da União (Lei n.º 8.112/1990) não prevê a demissão por violação de questões de moralidade ou ética, portanto exigindo outras legislações da área.
há a necessidade também do controle externo para fiscalizar e punir os agentes públicos que violem a moralidade, tais como os Tribunais de Contas e Ministérios Públicos.
o Código de Ética do Serviço Público Federal (Decreto n.º 1.171/1994) é um tipo de Ética de Responsabilidade, portanto o Agente Público da União pode adotar decisões utilitaristas em nome da coletividade segundo seu Código de Ética.

Essa pergunta também está no material:

revisao (1)
4 pág.

Gestão Pública Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando que o Princípio Constitucional da Moralidade prevê a honestidade e boa fé dos agentes estatais em suas ações na Administração Pública brasileira, podemos concluir que há a necessidade também do controle externo para fiscalizar e punir os agentes públicos que violem a moralidade, tais como os Tribunais de Contas e Ministérios Públicos. Além disso, o Código de Ética do Serviço Público Federal (Decreto n.º 1.171/1994) é um instrumento importante para orientar a conduta dos agentes públicos, mas não permite que o Agente Público da União adote decisões utilitaristas em nome da coletividade. A Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992) prevê punições para violações não apenas para o enriquecimento ilícito e causar danos ao erário. E a Lei Federal dos Servidores Públicos Civis da União (Lei n.º 8.112/1990) prevê a demissão por violação de questões de moralidade ou ética, portanto não é necessário outras legislações da área.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais