Logo Passei Direto
Buscar
6. Cite as três barreiras de filtração que os solutos precisam atravessar quando se movem do plasma para o lúmen da cápsula de Bowman. Quais componentes do sangue normalmente são bloqueados por essas barreiras?


User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

As três barreiras de filtração que os solutos precisam atravessar quando se movem do plasma para o lúmen da cápsula de Bowman são: 1. Endotélio dos capilares glomerulares: Possui poros que permitem a passagem de pequenas moléculas e água, mas bloqueia células sanguíneas e plaquetas. 2. Membrana basal: É uma estrutura que atua como um filtro, impedindo a passagem de proteínas grandes, como a albumina, e células. 3. Epitélio da cápsula de Bowman (células podócitos): Possui fendas que permitem a passagem de solutos menores, mas também bloqueia a passagem de proteínas e células. Os componentes do sangue que normalmente são bloqueados por essas barreiras incluem células sanguíneas (como glóbulos vermelhos e brancos) e proteínas grandes (como a albumina).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

As três barreiras de filtração que os solutos precisam atravessar quando se movem do plasma para o lúmen da cápsula de Bowman são: 1. Endotélio capilar: é a primeira barreira que os solutos encontram. É composta por células endoteliais que possuem poros que permitem a passagem de moléculas pequenas, como água, íons e glicose. 2. Lâmina basal: é uma camada de matriz extracelular que fica abaixo do endotélio capilar. Ela é composta por proteoglicanos, colágeno e outras proteínas que formam uma rede de filamentos. Essa camada é importante para reter as proteínas plasmáticas e outras moléculas grandes. 3. Membrana epitelial visceral: é a última barreira que os solutos encontram antes de entrar no lúmen da cápsula de Bowman. É composta por células epiteliais que possuem pedicelos que se interdigitam formando fendas de filtração. Essas fendas permitem a passagem de moléculas pequenas, mas retêm as proteínas plasmáticas e outras moléculas grandes. As barreiras de filtração normalmente bloqueiam a passagem de proteínas plasmáticas, como albumina e globulinas, além de células sanguíneas, como eritrócitos e leucócitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. Liste e explique o significado das cinco características da urina que podem ser encontradas na sua análise física.

2. Liste e explique as seis principais funções dos rins.

3. Em um dado momento, que porcentagem de débito cardíaco vai para os rins?

4. Liste as principais estruturas do sistema urinário em sua sequência anatômica, desde o rim até a urina deixar o corpo. Descreva a função de cada estrutura.


5. Organize as seguintes estruturas na ordem em que uma gota de água entrando no néfron iria encontrá-las: (a) arteríola aferente. (b) cápsula de Bowman. (c) ducto coletor. (d) túbulo distal. (e) glomérulo. (f ) alça de Henle. (g) túbulo proximal. (h) pelve renal.


7. Que força(as) promove(m) a filtração glomerular? Que força(as) se opõe(m) a ela? Qual o significado do termo força motriz resultante?

8. O que a abreviatura TFG significa? Qual é o valor numérico típico para a TFG em mililitros por minuto? E em litros por dia?

9. Identifique as seguintes estruturas e, após, explique seu significado na fisiologia renal: (a) aparelho justaglomerular. (b) mácula densa. (c) células mesangiais. (d) podócitos. (e) esfíncteres da bexiga. (f ) córtex renal.


Mais conteúdos dessa disciplina