Buscar

A partir dos conhecimentos apresentados sobre demanda agregada, considere as afirmativas a seguir: I. A curva de demanda agregada possui inclinaçã...

A partir dos conhecimentos apresentados sobre demanda agregada, considere as afirmativas a seguir:


I. A curva de demanda agregada possui inclinação positiva, pois, em geral, um maior preço reduz a quantidade demandada.

II. A elasticidade-preço é uma medida de sensibilidade da demanda agregada de um bem em relação ao preço, e quanto mais substitutos um bem possui, menos elástica é a demanda.

III. Bernardo considera laranja e tangerina igualmente gostosas, e as consome como se fossem substitutas. Uma geada acabou com a safra de laranjas, mas não afetou a safra de tangerinas devido à distância geográfica. Como resultado da geada, o preço da laranja aumentou. Bernardo, quando foi à feira, se deparou com preços mais altos da laranja. Ele comprará tangerinas em vez de laranjas.

IV. Uma redução do número de consumidores em um determinado mercado faz com que a demanda agregada por um bem se reduza.

V. Batata frita e hambúrguer são considerados bens complementares. Um aumento no preço do hambúrguer leva a uma redução da quantidade demandada de batata frita.


Assinale a alternativa correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III estão corretas. Justificativa: I. A curva de demanda agregada possui inclinação negativa, pois, em geral, um maior preço reduz a quantidade demandada. Portanto, a afirmativa I está incorreta. II. A elasticidade-preço é uma medida de sensibilidade da demanda agregada de um bem em relação ao preço, e quanto mais substitutos um bem possui, menos elástica é a demanda. Essa afirmativa está correta. III. Bernardo considera laranja e tangerina igualmente gostosas, e as consome como se fossem substitutas. Uma geada acabou com a safra de laranjas, mas não afetou a safra de tangerinas devido à distância geográfica. Como resultado da geada, o preço da laranja aumentou. Bernardo, quando foi à feira, se deparou com preços mais altos da laranja. Ele comprará tangerinas em vez de laranjas. Essa afirmativa também está correta. IV. Uma redução do número de consumidores em um determinado mercado faz com que a demanda agregada por um bem se reduza. Essa afirmativa está incorreta, pois a demanda agregada é a soma das demandas individuais de todos os consumidores de um determinado mercado. V. Batata frita e hambúrguer são considerados bens complementares. Um aumento no preço do hambúrguer leva a uma redução da quantidade demandada de batata frita. Essa afirmativa está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais