Buscar

QUESTÃO 05: Vimos que o Direito Constitucional tem por objeto o conhecimento científico e sistematizado da organização fundamental do Estado, atrav...

QUESTÃO 05: Vimos que o Direito Constitucional tem por objeto o conhecimento científico e sistematizado da organização fundamental do Estado, através da investigação e estudo dos princípios e regras constitucionais atinentes à forma do Estado, à forma e ao sistema de Governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, à composição e funcionamento de seus órgãos, aos limites de sua atuação e aos direitos e garantias fundamentais”. Com base no texto acima, assinale a única alternativa correta.

 VALOR: 0,5 MEIO PONTO – PREENCHA O GABARITO NO CABEÇALHO

a)     O Direito Constitucional tem uma única fonte, classificada e conhecida como formal.

b)    O Direito Constitucional não pode ser visto de maneira isolada. Daí surge sua natureza jurídica. Ele se relaciona com três ramos do Direito, sendo o Direito Internacional Público, o Direito Civil e o Direito Penal.

c)     As fontes do Direito Constitucional podem ser vistas de duas maneiras. A formal, consistem em tudo àquilo que foi construído. É a elaboração de técnica material por meio de formas solenes que se expressam em leis, normas consuetudinárias, decretos regulamentadores. E a material, consistem em fatos, elementos e circunstâncias que fazem nascer o Direito.

d)    A forma de Governo adotada é o Presidencialismo e o Sistema de Governo é a República.

e)     Acerca das fontes do direito constitucional, cumpre destacar que os costumes não exercem relevância, pois não há formalidades adotadas a eles, pois não servem de orientação para o Constituinte e para o interprete da Constituição. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "As fontes do Direito Constitucional podem ser vistas de duas maneiras. A formal, consistem em tudo àquilo que foi construído. É a elaboração de técnica material por meio de formas solenes que se expressam em leis, normas consuetudinárias, decretos regulamentadores. E a material, consistem em fatos, elementos e circunstâncias que fazem nascer o Direito."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais