Buscar

A análise da alavancagem operacional e financeira de uma empresa contribui para se conhecer a sua viabilidade econômica. A respeito desse assunto, ...

A análise da alavancagem operacional e financeira de uma empresa contribui para se conhecer a sua viabilidade econômica. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

O conceito de alavancagem, tanto operacional quanto financeira, se baseia na possibilidade de se potencializarem os ganhos empresariais por meio da assunção de maiores riscos.
Se o valor do grau de alavancagem financeira for igual a 1 (GAF = 1), a alavancagem financeira será considerada favorável.
A alavancagem operacional é possível pela presença de custos e despesas variáveis na estrutura de resultados de uma empresa.
O cálculo da alavancagem operacional independe dos valores vendidos pela empresa no período.
O aumento no endividamento de uma empresa melhora automaticamente o seu grau de alavancagem financeira.
A Somente a afirmativa I está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
E Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - CARGO 1
8 pág.

Defensoria Pública Universidade Veiga de AlmeidaUniversidade Veiga de Almeida

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Somente as afirmativas I e IV estão corretas. Explicação: - A afirmativa I está incorreta, pois a alavancagem não se baseia na possibilidade de se potencializarem os ganhos empresariais por meio da assunção de maiores riscos. A alavancagem se refere à utilização de recursos de terceiros para financiar as atividades da empresa. - A afirmativa II está incorreta, pois se o valor do grau de alavancagem financeira for igual a 1 (GAF = 1), a alavancagem financeira será considerada neutra, e não favorável. - A afirmativa III está correta, pois a alavancagem operacional é possível pela presença de custos e despesas variáveis na estrutura de resultados de uma empresa. - A afirmativa IV está correta, pois o cálculo da alavancagem operacional depende dos valores vendidos pela empresa no período. - A afirmativa V está incorreta, pois o aumento no endividamento de uma empresa não melhora automaticamente o seu grau de alavancagem financeira. O aumento do endividamento pode aumentar ou diminuir o grau de alavancagem financeira, dependendo do retorno gerado pelos investimentos realizados com os recursos obtidos por meio do endividamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais