Buscar

A comunicação total e o bilinguismo são duas correntes pedagógicas na educação dos surdos que têm embasamento na visão socioantropológica da surdez...

A comunicação total e o bilinguismo são duas correntes pedagógicas na educação dos surdos que têm embasamento na visão socioantropológica da surdez. Consideram a surdez como diferença e reconhecem o status linguístico da língua de sinais. N perspectiva dessas correntes, a Língua Brasileira de Sinais - Libras tem importância fundamental na educação dos surdos.

A respeito disso, analise as asserções abaixo:

I - Para a Comunicação Total, fazer os surdos oralizarem é a melhor alternativa de aprendizagem.

II - O bilinguismo considera que a Libras é a língua materna da pessoa surda no Brasil.

III - De acordo com o bilinguismo, a criança surda deve iniciar precocemente o contato com adultos surdos, que a ensinem a Língua de Sinais.

IV - A Comunicação Total valoriza a comunicação e a interação, e não apenas a língua, seu objetivo não se restringe ao aprendizado de uma língua.

Estão corretas:

Escolha uma opção:

a. Somente IV

b. I e II

c. Somente I.

d. I, III e IV

e. II, III e IV


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Somente I. Justificativa: A Comunicação Total é uma corrente pedagógica que defende o uso de todas as formas de comunicação possíveis, incluindo a oralização, a leitura labial e a língua de sinais, sem priorizar nenhuma delas. No entanto, a afirmação I está incorreta, pois a Comunicação Total não considera que fazer os surdos oralizarem é a melhor alternativa de aprendizagem. Já o bilinguismo é uma corrente pedagógica que defende o uso da língua de sinais como primeira língua e da língua portuguesa como segunda língua, para que o surdo possa se desenvolver plenamente em ambas as línguas. As afirmações II e III estão corretas, pois o bilinguismo reconhece a Libras como língua materna da pessoa surda no Brasil e defende o contato precoce com adultos surdos para o aprendizado da língua de sinais. Por fim, a afirmação IV está incorreta, pois a Comunicação Total valoriza a comunicação e a interação, mas não apenas a língua, e seu objetivo não se restringe ao aprendizado de uma língua.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais