Buscar

8. Lyandra, norte-americana, capitã de uma embarcação privada de bandeira norte-americana, é vítima de um homicídio praticado por Poliana, brasilei...

8. Lyandra, norte-americana, capitã de uma embarcação privada de bandeira norte-americana, é vítima de um homicídio praticado por Poliana, brasileira, dentro do aludido barco que se encontrava navegando a 10 milhas da costa brasileira. Assinale a alternativa que indica a legislação a ser aplicada ao caso hipotético descrito. a) Lei Penal do Estados Unidos da América (EUA), já que a embarcação estava em alto-mar. b) Lei Penal brasileira, visto que a embarcação é brasileira. c) Lei Penal brasileira, porque a embarcação estava em alto-mar. d) Lei Penal dos EUA, uma vez que a embarcação é privada. e) Lei Penal brasileira, pois a embarcação estava no mar territorial brasileiro.

💡 2 Respostas

User badge image

Agner Daniel

Neste caso, o homicídio ocorreu dentro do mar territorial brasileiro, que se estende por 12 milhas marítimas a partir da linha de baixa-mar do litoral. Portanto, a legislação a ser aplicada é a brasileira, conforme indicado na alternativa correta (E).

 

Lei Penal do Estados Unidos da América (EUA), já que a embarcação estava em alto-mar.

Esta alternativa está incorreta. O crime não ocorreu em alto-mar, mas sim dentro do mar territorial brasileiro, onde a lei brasileira tem jurisdição.

Lei Penal brasileira, visto que a embarcação é brasileira.

Esta afirmação também está incorreta. A nacionalidade da embarcação não é o fator determinante neste caso. O que importa é a localização onde o crime ocorreu, que foi dentro do mar territorial brasileiro.

Lei Penal brasileira, porque a embarcação estava em alto-mar.

Esta alternativa está incorreta. Como mencionado anteriormente, o crime ocorreu dentro do mar territorial brasileiro, não em alto-mar.

Lei Penal dos EUA, uma vez que a embarcação é privada.

Esta alternativa está incorreta. A propriedade privada da embarcação não influencia a aplicação da legislação neste caso. O fator decisivo é o local onde o crime ocorreu, que foi dentro do mar territorial brasileiro.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Lei Penal do Estados Unidos da América (EUA), já que a embarcação estava em alto-mar. A lei penal brasileira só é aplicada em embarcações brasileiras ou em águas territoriais brasileiras. Como a embarcação é privada e de bandeira norte-americana, a lei penal dos EUA é a que deve ser aplicada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais