Buscar

A Impugnação em Cumprimento de Sentença possui efeito suspensivo, ou os atos executivos podem continuar a serem praticados? Explique, e cite e fund...

A Impugnação em Cumprimento de Sentença possui efeito suspensivo, ou os atos executivos podem continuar a serem praticados? Explique, e cite e fundamentação legal.

A impugnação ao cumprimento de sentença é a peça de defesa do executado, por meio da qual se busca a ineficácia do título.
O ato impugnatório não inibe a produção dos atos executivos, nem os de penhora e nem mesmo os de expropriação.
A impugnação ao cumprimento de sentença não apresenta o efeito suspensivo como regra.
O §6º do art. 525 autoriza, excepcionalmente, a concessão do efeito suspensivo (total ou parcialmente) se o devedor lograr êxito em reunir os requisitos da garantia do juízo, do requerimento expresso, da relevância dos fundamentos e do risco de dano em decorrência da execução.
Mesmo que atribuído efeito suspensivo à impugnação, ele não impedirá a realização dos atos de substituição, de reforço ou redução da penhora e, tampouco, a avaliação dos bens penhorados.
O §10 do art. 525 apresenta uma variante à regra, permitindo que o exequente requerer o prosseguimento dos atos executivos desde que ofereça e preste, nos mesmos autos, caução suficiente e idônea arbitrada pelo juiz.

Essa pergunta também está no material:

PC 13 DPC
2 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A impugnação em cumprimento de sentença, em regra, não possui efeito suspensivo, ou seja, os atos executivos podem continuar a serem praticados. Isso significa que a execução pode prosseguir normalmente, inclusive com a realização de atos de penhora e expropriação, mesmo após a apresentação da impugnação. No entanto, o §6º do art. 525 do Código de Processo Civil autoriza a concessão do efeito suspensivo (total ou parcialmente) à impugnação, desde que o devedor logre êxito em reunir os requisitos da garantia do juízo, do requerimento expresso, da relevância dos fundamentos e do risco de dano em decorrência da execução. Mesmo que atribuído efeito suspensivo à impugnação, ele não impedirá a realização dos atos de substituição, de reforço ou redução da penhora e, tampouco, a avaliação dos bens penhorados. Por fim, o §10 do art. 525 apresenta uma variante à regra, permitindo que o exequente requerer o prosseguimento dos atos executivos desde que ofereça e preste, nos mesmos autos, caução suficiente e idônea arbitrada pelo juiz. A fundamentação legal para essas regras está no Código de Processo Civil, nos artigos 525, §6º e §10.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais