Buscar

Os exames hematológicos, que analisam o sangue, são fundamentais para o monitoramento da saúde, porque mostram a situação dos órgãos hematopoiético...

Os exames hematológicos, que analisam o sangue, são fundamentais para o monitoramento da saúde, porque mostram a situação dos órgãos hematopoiéticos e as doenças que podem surgir no sangue. O principal exame realizado é o hemograma, que pode detectar as a mais comuns doenças no estudo da hematologia. Sobre os exames que são empregados no setor de hematologia, analise as sentenças a seguir:

I- O hemograma completo é o exame mais solicitado na medicina humana, pois avalia as três linhagens celulares em um nível qualitativo e quantitativo no sangue periférico.

II- A dosagem do índice eritrocitário hematócrito tem como principal objetivo, junto ao eritrograma avaliar o percentual das hemácias em um volume total de sangue.

III- O teste de falcização auxilia no diagnóstico da anemia falciforme.

IV- Os reticulócitos carregarem DNA e são liberadas para a corrente sanguínea de maneira precoce pela medula óssea.

Assinale a alternativa CORRETA:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e III estão corretas. Justificativa: I - O hemograma completo é o exame mais solicitado na medicina humana, pois avalia as três linhagens celulares em um nível qualitativo e quantitativo no sangue periférico. Essa afirmação está correta, pois o hemograma completo é um exame que avalia as células sanguíneas, incluindo as três linhagens celulares: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. II - A dosagem do índice eritrocitário hematócrito tem como principal objetivo, junto ao eritrograma avaliar o percentual das hemácias em um volume total de sangue. Essa afirmação está correta, pois o hematócrito é um exame que mede o volume de glóbulos vermelhos no sangue em relação ao volume total de sangue. III - O teste de falcização auxilia no diagnóstico da anemia falciforme. Essa afirmação está correta, pois o teste de falcização é um exame que ajuda a diagnosticar a anemia falciforme, uma doença hereditária que afeta os glóbulos vermelhos. IV - Os reticulócitos carregam DNA e são liberados para a corrente sanguínea de maneira precoce pela medula óssea. Essa afirmação está incorreta, pois os reticulócitos são células imaturas dos glóbulos vermelhos que são liberadas pela medula óssea para a corrente sanguínea. Eles não carregam DNA.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais