Buscar

O Direito Administrativo, inicialmente, pode ser visto sob certa ótica autoritária. É porque surge, na essência do Estado Moderno, como proteção de...

O Direito Administrativo, inicialmente, pode ser visto sob certa ótica autoritária. É porque surge, na essência do Estado Moderno, como proteção de interesses econômicos e políticos da classe dominante.

Considerando os fundamentos do Direito Administrativo, sobre seu contexto histórico, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • O Direito Administrativo possui como pano de fundo (fundamento) um Estado de corte liberal, cuja supremacia não funciona em prol do povo em sua totalidade, senão para a manutenção de privilégios que exorbitavam da classe agrária e de latifundiários.INCORRETO
  • O Direito Administrativo emana de forte vocação burguesa e, portanto, capitalista, cuja essência é a defesa do acúmulo de capital e da manutenção do sistema de produção industrial.
  • O Direito Administrativo, em sua origem, pode ser visto sob certa ótica autoritária, porque surge, na essência do Estado Moderno, como proteção de interesses econômicos e políticos da classe proletária após inúmeras reivindicações populares.
  • O Direito Administrativo, após seu desenvolvimento, passaria a congregar a totalidade do ordenamento jurídico, mas encontra seu verdadeiro fundamento na Constituição, cujo lastro excelso é a dignidade humana.
  • Com a reapropriação do ideal republicano, em meio à prevalência do Estado Contemporâneo, o Direito Administrativo encontra seu fundamento não mais na Constituição, mas, sim, nas Leis Ordinárias, sobretudo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O Direito Administrativo, em sua origem, pode ser visto sob certa ótica autoritária, porque surge, na essência do Estado Moderno, como proteção de interesses econômicos e políticos da classe proletária após inúmeras reivindicações populares."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais