Buscar

A abolição da escravatura ocorreu em 1888 e libertou parcialmente os negros, que mais tarde integraram o mercado de trabalho, acessando os ...

A abolição da escravatura ocorreu em 1888 e libertou parcialmente os negros, que mais tarde integraram o mercado de trabalho, acessando os direitos civis. Na época da escravatura, os senhores recebiam o incentivo do Estado em agir com total desrespeito com relação aos negros, tendo como desculpa o desenvolvimento. Sobre as características de cada revolta que aconteceu em paralelo com outros movimentos sociais, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I. Revolta dos Alfaiates.
II. Revolta Farroupilha.

III. Revolta Cabana.
IV. Revolta dos Canudos.

(II) Comandada pela classe dominante no Rio Grande do Sul, lutaram devido aos altos impostos e às taxas cobradas em alguns produtos.
(I) Movimento organizado por alfaiates desencadeado pelo abusivo aumento do valor de algumas mercadorias.
(IV) Aconteceu no interior da Bahia, suas causas devem-se a motivo sociais e religiosos, período da substituição da Monarquia pela República.
(III) Ocorreu no norte do Brasil, foi organizada pela população pobre que habitava residências humildes próximas aos rios da região.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

I. A Revolta dos Alfaiates foi motivada pelo abusivo aumento do valor de algumas mercadorias.
II. A Revolta Farroupilha foi comandada pela classe dominante no Rio Grande do Sul, lutando contra os altos impostos e taxas cobradas em alguns produtos.
III. A Revolta Cabana foi organizada pela população pobre que habitava residências humildes próximas aos rios da região Norte do Brasil.
IV. A Revolta dos Canudos ocorreu no interior da Bahia, suas causas devem-se a motivos sociais e religiosos, período da substituição da Monarquia pela República.
a) III - II - I - IV.
b) II - III - IV - I.
c) I - III - II - IV.
d) II - I - IV - III.

Essa pergunta também está no material:

Investigação Forense e Perícia Criminal - Prova IV
7 pág.

Direitos Humanos e Cidadania Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do ItajaíCentro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I - III - II - IV. I. A Revolta dos Alfaiates foi motivada pelo abusivo aumento do valor de algumas mercadorias. III. A Revolta Cabana foi organizada pela população pobre que habitava residências humildes próximas aos rios da região Norte do Brasil. II. A Revolta Farroupilha foi comandada pela classe dominante no Rio Grande do Sul, lutando contra os altos impostos e taxas cobradas em alguns produtos. IV. A Revolta dos Canudos ocorreu no interior da Bahia, suas causas devem-se a motivos sociais e religiosos, período da substituição da Monarquia pela República.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais