Buscar

O Sistema Nervoso Autônomo, também conhecido como sistema neurovegetativo, é composto por duas divisões, a Simpática e a Parassimpática. Ambas estã...

O Sistema Nervoso Autônomo, também conhecido como sistema neurovegetativo, é composto por duas divisões, a Simpática e a Parassimpática. Ambas estão intimamente relacionados com o controle da musculatura lisa presente nos órgãos internos, cardíaca e das nossas glândulas, de maneira inconsciente e involuntária. Quanto a essas divisões, elas apresentam algumas distinções relacionadas a diferentes critérios, considerando por exemplo suas funções, com o tecido muscular liso e glandular de qualquer víscera recebendo a inervação de ambos os sistemas, porém, com respostas opostas. Considerando esse cenário, avalie as associações entre a divisão e a alteração provocada por ela, apresentadas a abaixo. Considerando a três associações, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:

 

I - Coração: efeito do Simpático é a bradicardia, efeito do Parassimpático é a taquicardia.

II - Brônquios: efeito do Simpático é a sua dilatação, efeito do Parassimpático é a sua constrição.

III - Tubo digestivo: efeito do Simpático é a diminuição do peristaltismo, efeito do Parassimpático é o aumento do peristaltismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: I - Coração: efeito do Simpático é a taquicardia, efeito do Parassimpático é a bradicardia. II - Brônquios: efeito do Simpático é a sua constrição, efeito do Parassimpático é a sua dilatação. III - Tubo digestivo: efeito do Simpático é a diminuição do peristaltismo, efeito do Parassimpático é o aumento do peristaltismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais