Buscar

O professor de mecânica dos fluidos possui uma tubulação com um acessório. Existem dois pontos de medição de pressão, um antes do acessório e um de...

O professor de mecânica dos fluidos possui uma tubulação com um acessório. Existem dois pontos de medição de pressão, um antes do acessório e um depois, e um medidor de pressão diferencial com mangueiras. Com essa montagem, ele informou qual era o valor de coeficiente de perda de carga localizada do acessório e pediu para os alunos descobrirem qual a velocidade média do fluido que está passando na tubulação. Dessa forma, como os alunos podem descobrir o valor de velocidade?

Os alunos devem verificar o valor marcado no manômetro e multiplicar por 2 e pelo valor da gravidade e dividir pelo coeficiente de perda de carga localizada.
Após isso, devem encontrar o valor da raiz quadrada do resultado.

Essa pergunta também está no material:

laboratorio estacio_perda de carga localizada
1 pág.

Fenômenos de Transportes Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, os alunos podem descobrir o valor da velocidade média do fluido que está passando na tubulação utilizando a fórmula de Bernoulli, que relaciona a pressão, a velocidade e a altura do fluido em um ponto da tubulação com a pressão, a velocidade e a altura em outro ponto da tubulação. Para isso, é necessário utilizar a equação da energia de Bernoulli, que é dada por: P1/ρ + V1²/2g + z1 = P2/ρ + V2²/2g + z2 Onde: - P1 e P2 são as pressões nos pontos 1 e 2, respectivamente; - ρ é a densidade do fluido; - V1 e V2 são as velocidades do fluido nos pontos 1 e 2, respectivamente; - g é a aceleração da gravidade; - z1 e z2 são as alturas dos pontos 1 e 2, respectivamente. Como o medidor de pressão diferencial com mangueiras foi utilizado para medir a diferença de pressão entre os pontos antes e depois do acessório, é possível calcular a diferença de pressão ΔP = P2 - P1. Assim, a equação de Bernoulli pode ser reescrita como: V2 = √(2g(ΔP/ρ - z2 + z1)) Substituindo o valor do coeficiente de perda de carga localizada do acessório na fórmula que os alunos receberam, é possível calcular a velocidade média do fluido que está passando na tubulação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais