Buscar

A Doutrina e a Jurisprudência reconhecem o Poder Geral de Cautela do Juiz na Execução (Processo de Execução e no Cumprimento de Sentença), em virtu...

A Doutrina e a Jurisprudência reconhecem o Poder Geral de Cautela do Juiz na Execução (Processo de Execução e no Cumprimento de Sentença), em virtude de expressa previsão legal que assim dispõe:

Art. 773 do CPC/2015. O juiz poderá, de ofício ou a requerimento, determinar as medidas necessárias ao cumprimento da ordem de entrega de documentos e dados.

Nesse contexto, considerando a atual Jurisprudência do STJ, é correto afirmar que o Juiz poderá determinar a apreensão de passaporte e CNH visando compleir o executado a cumprir a obrigação constante do Processo de Execução.

Vale ressaltar que atos extraordinários de execução (apreensão de passaporte e CNH) somente são admitidos após a realização de todos os atos convencionais, depois de todas as tentativas infrutíferas proposta pelo credor e quando há indícios de má-fé do devedor; tendo em vista, que neste tipo de processo de execução, o Estado almeja que a jurisdição seja exercida de forma a propiciar a efetividade da ação de execução, portanto, nestas situações, faz-se necessária a análise dos atos não convencionais de execução. Dentre estes, a suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH) e do passaporte do devedor são medidas que estão sendo adotadas em alguns casos concretos pelos tribunais, mas que ensejam fortes críticas de operadores do direito.

O STJ não admite tanto na 1ª quanto na sua 3ª Turma que o executado seja privado de seu passaporte ou CNH para ser compelido a adimplir a execução, precedentes (AgInt no REsp nº 1.785.726-DF, também julgado pela

A Doutrina e a Jurisprudência reconhecem o Poder Geral de Cautela do Juiz na Execução (Processo de Execução e no Cumprimento de Sentença), em virtude de expressa previsão legal que assim dispõe.
O Juiz poderá determinar a apreensão de passaporte e CNH visando compelir o executado a cumprir a obrigação constante do Processo de Execução.
O STJ admite que o executado seja privado de seu passaporte ou CNH para ser compelido a adimplir a execução.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

V1_ Revisão da tentativa - ok
9 pág.

Direito Civil I Centro Universitário do TriânguloCentro Universitário do Triângulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) Apenas a afirmativa II está correta". A Doutrina e a Jurisprudência reconhecem o Poder Geral de Cautela do Juiz na Execução (Processo de Execução e no Cumprimento de Sentença), em virtude de expressa previsão legal que assim dispõe. O Juiz poderá determinar a apreensão de passaporte e CNH visando compelir o executado a cumprir a obrigação constante do Processo de Execução. No entanto, o STJ não admite tanto na 1ª quanto na sua 3ª Turma que o executado seja privado de seu passaporte ou CNH para ser compelido a adimplir a execução.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais