Buscar

11) Em um período no qual a região norte do País estava sendo atingida por uma calamidade de grandes proporções da natureza, um grupo de vinte Sena...

11) Em um período no qual a região norte do País estava sendo atingida por uma calamidade de grandes proporções da natureza, um grupo de vinte Senadores subscreveu uma proposta de emenda constitucional, visando a alterar a sistemática afeta à estruturação dos órgãos de segurança pública. Acresça-se que proposta idêntica fora apresentada e rejeitada pelo Senado Federal na mesma legislatura, mais especificamente no ano anterior. À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que essa proposta afronta A-) os limites formais, materiais, circunstanciais e temporais de reforma constitucional. B-) apenas os limites formais, circunstanciais e temporais de reforma constitucional. C-) apenas os limites circunstancias e temporais de reforma constitucional. D-) apenas os limites formais e materiais de reforma constitucional. E-) apenas os limites formais de reforma constitucional.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A proposta de emenda constitucional apresentada pelos senadores afronta apenas os limites formais, circunstanciais e temporais de reforma constitucional, conforme a alternativa B. Isso porque a Constituição Federal estabelece que a iniciativa de emenda constitucional deve ser subscrita por, no mínimo, um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, o que foi cumprido pelos senadores. No entanto, a Constituição também estabelece que não poderão ser objeto de deliberação as propostas de emenda tendentes a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais, o que não foi o caso da proposta em questão. Além disso, a Constituição também estabelece que não poderá ser objeto de emenda constitucional a proposta de revisão constitucional, o que também não foi o caso da proposta em questão.

0
Dislike0
User badge image

Sabrina Eduarda Batista

A proposta de emenda constitucional apresentada pelos vinte senadores, que visa a alteração da sistemática relacionada à estruturação dos órgãos de segurança pública, frente a:

B) apenas os limites formais, circunstanciais e temporais de reforma constitucional.

Nesse caso, a afronta ocorre nos seguintes aspectos:

  • Limites formais: Uma proposta de emenda constitucional deve ser subscrita, no mínimo, por um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. Neste caso, vinte senadores subescreveram a proposta, atendendo ao requisito formal.
  • Limites circunstanciais: Uma proposta idêntica já havia sido rejeitada pelo Senado Federal na mesma legislatura, o que impede que a mesma matéria seja reapresentada na mesma legislatura. Portanto, a proposta frente aos limites circunstanciais, uma vez que já havia sido rejeitada anteriormente.
  • Limites temporais: A proposta foi apresentada no mesmo ano anterior à sua exclusão, o que também afronta os limites temporais, já que a mesma matéria não pode ser reapresentada no mesmo período legislativo.

Portanto, a alternativa B é a correta.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais