Buscar

O crime de estupro inaugura o Título dos Crimes contra a Dignidade Sexual do Código Penal. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.  A) O dolo...

O crime de estupro inaugura o Título dos Crimes contra a Dignidade Sexual do Código Penal. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

 A) O dolo é o elemento subjetivo do injusto, consistente no fim de constranger à conjunção carnal.

B) A conjunção carnal é elemento imprescindível para a configuração.

C) Não admite tentativa.

D) A ação penal é privada.

E) Constitui modalidade qualificada se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 16 (dezesseis) anos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Constitui modalidade qualificada se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 16 (dezesseis) anos. O crime de estupro é definido no artigo 213 do Código Penal Brasileiro e consiste em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. A conjunção carnal não é elemento imprescindível para a configuração do crime de estupro, conforme a alternativa B. A alternativa A está incorreta, pois o dolo não se limita ao fim de constranger à conjunção carnal, mas sim de constranger a vítima a praticar qualquer ato libidinoso. A alternativa C também está incorreta, pois o crime de estupro admite tentativa. Por fim, a ação penal é pública incondicionada, ou seja, não depende de representação da vítima, o que torna a alternativa D incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais