Buscar

Os determinantes sociais são decisivos para o processo saúde-doença. O uso de dados epidemiológicos de ocorrência, como a incidência e prevalência,...

Os determinantes sociais são decisivos para o processo saúde-doença. O uso de dados epidemiológicos de ocorrência, como a incidência e prevalência, é importante por identificar a intensidade e magnitude de patologias em populações vulneráveis. Além disso, medidas de associação, como o risco relativo e a razão de chances, podem verificar a relação entre os determinantes, como fatores de risco para o desenvolvimento de determinadas enfermidades.

Romeu, 58 anos, está em situação de rua há 8 anos, começou a apresentar febre e tosse e perdeu 8kg nos últimos 3 meses, sendo diagnosticado com tuberculose.

Pessoas com HIV têm 28 vezes mais risco de adoecimento por tuberculose e pessoas em situação de rua têm 56 vezes mais esse risco.

Em 2017, no Brasil, havia 10 milhões de casos de tuberculose em 2018, foram notificados, aproximadamente, 75 mil casos novos e cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Sobre as medidas de ocorrência e associação, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A incidência de tuberculose em 2018 pode ser calculada realizando a divisão dos 75.000 casos pela população total.

II. A prevalência em 2018 deve ser realizada somando os 10 milhões de casos de 2017 (subtraindo os óbitos e curas) aos 75.000 casos de 2018 e dividindo pela população exposta.

III. A incidência de tuberculose entre pessoas em situação de ​​​​​​​rua deve ser calculada a partir dos 75.000 casos novos sobre a população brasileira.

IV. O valor de 28 a 56 vezes mais risco de desenvolver a doença pode ter sido obtido por um estudo de caso-controle, realizando ​​​​​​​o cálculo do risco relativo.



a.

Apenas I, II e III estão corretas.


b.

Apenas I, II e IV estão corretas.




c.

I, II, III e IV estão corretas.


d.

Apenas I e II estão corretas.


e.

Apenas I e IV estão corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Apenas I, II e IV estão corretas." Justificativa: I. A incidência de tuberculose em 2018 pode ser calculada realizando a divisão dos 75.000 casos pela população total. (Correta) II. A prevalência em 2018 deve ser realizada somando os 10 milhões de casos de 2017 (subtraindo os óbitos e curas) aos 75.000 casos de 2018 e dividindo pela população exposta. (Correta) III. A incidência de tuberculose entre pessoas em situação de rua deve ser calculada a partir dos 75.000 casos novos sobre a população brasileira. (Incorreta) IV. O valor de 28 a 56 vezes mais risco de desenvolver a doença pode ter sido obtido por um estudo de caso-controle, realizando o cálculo do risco relativo. (Correta)

0
Dislike0
User badge image

Sharleny Braz Lobato Bezerra

Apenas I e II estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais