Buscar

Sobre o mandado de segurança em matéria tributária, assinale a alternativa CORRETA: O mandado de segurança tem ampla utilização em matéria tributá...

Sobre o mandado de segurança em matéria tributária, assinale a alternativa CORRETA:

O mandado de segurança tem ampla utilização em matéria tributária, sendo utilizado sempre que o contribuinte se sente ameaçado por uma imposição tributária que repute indevida.
A concessão de medida liminar em mandado de segurança impede o Fisco de realizar atos tendentes à sua cobrança até a decisão definitiva pelo Poder Judiciário.
A O mandado de segurança não constitui ação adequada para a declaração do direito à compensação tributária.
B A concessão de medida liminar em mandado de segurança impede o Fisco de realizar atos tendentes à sua cobrança até a decisão definitiva pelo Poder Judiciário.
C Com a cassação da liminar em mandado de segurança, não é permitida a cobrança dos acréscimos moratórios, mas somente do montante principal do débito tributário.
D A sentença que nega a segurança é de caráter declaratório negativo, cujos efeitos não retroagem à data da impetração.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual - Direito Tributário e Empresarial (DIR98) - Uniasselvi
6 pág.

Direito Tributario e Empresarial UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "A concessão de medida liminar em mandado de segurança impede o Fisco de realizar atos tendentes à sua cobrança até a decisão definitiva pelo Poder Judiciário." O mandado de segurança é uma ação constitucional que visa proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. Em matéria tributária, o mandado de segurança é utilizado para proteger o contribuinte contra imposições tributárias indevidas. A concessão de medida liminar em mandado de segurança impede o Fisco de realizar atos tendentes à sua cobrança até a decisão definitiva pelo Poder Judiciário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais