Buscar

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT ofereceu denúncia contra JOANA, imputando-lhe a prática do crime de racismo, com fun...

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT ofereceu denúncia contra JOANA, imputando-lhe a prática do crime de racismo, com fundamento no art. 140, § 3º, CP c/c Lei n. 14.532/2023. 

De acordo com a inicial acusatória, no dia 08 de novembro de 2022, por volta das 22h, JOANA, de forma livre e consciente, com animus injuriandi, ofendeu a frentista de um posto de combustíveis, MARIA, chamando-a de “negrinha nojenta, ignorante e atrevida”. Apesar de não haver manifestação por parte da vítima MARIA, mas em razão da grande repercussão do fato, eis que o fato foi filmado por um cliente do posto e o vídeo “viralizou”, foi instaurado Inquérito Policial perante a Delegacia de Polícia.

O Magistrado, após afastar as hipóteses previstas no art. 395 do CPP, recebeu a denúncia e ordenou a citação da acusada.

No dia 02 de maio de 2023, terça-feira, JOANA foi citada pessoalmente, por oficial de justiça, que a entregou o mandado de citação e a contrafé da inicial acusatória. O mandado, devidamente cumprido, foi anexado aos autos no mesmo dia.

Considere que JOANA, em sede inquisitorial, fez uso de seu direito constitucional de permanecer em silêncio e que, em sua folha de Antecedentes Penais, constam duas condenações (pelo crime de furto e pelo crime de lesão corporal) transitadas em julgado em 2022.

Considerando a situação hipotética responda:

A) Qual peça processual deve ser apresentada pelo(a) advogado(a) de JOANA e qual é o último dia do prazo legal para fazê-lo?

B) Quais teses jurídicas podem ser alegadas em favor de JOANA?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) O(a) advogado(a) de Joana deve apresentar a defesa prévia, no prazo de 10 dias, contados da data da juntada do mandado de citação aos autos, conforme previsto no art. 396-A do Código de Processo Penal. B) Algumas teses jurídicas que podem ser alegadas em favor de Joana são: a atipicidade da conduta, a ausência de provas suficientes para a condenação, a inconstitucionalidade do crime de racismo, a aplicação do princípio da insignificância, a possibilidade de substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, entre outras. No entanto, a escolha das teses dependerá das particularidades do caso concreto e da estratégia adotada pela defesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais