Buscar

A formação do Sistema Solar é bem complexa. Este sistema é formado por uma estrela (Sol) e muitos planetas. Possui cinturões de asteroides, vários ...

A formação do Sistema Solar é bem complexa. Este sistema é formado por uma estrela (Sol) e muitos planetas. Possui cinturões de asteroides, vários satélites e cometas. O estudo da astronomia conclui que o sistema solar teve sua origem há 4,5 bilhões de anos, a partir de uma nuvem em rotação de gás e poeira, que ficou conhecida como nebulosa solar. Sobre o Sistema Solar, analise as sentenças a seguir:

I- O astro maior do Sistema Solar é o Sol, e ele é fonte de luz e energia para o planeta Terra.

II- Oito planetas fazem parte do Sistema Solar, e possuem órbitas elípticas ao redor do Sol.

III- Os planetas do Sistema Solar podem ser divididos em terrestres e jovianos, de modo que os terrestres compreendem os quatro planetas mais próximos do sol.

IV- No Sistema Solar, não há planetas gasosos, apenas planetas rochosos, o que garante a possibilidade de vida em outros planetas.

Assinale a alternativa CORRETA:

O astro maior do Sistema Solar é o Sol, e ele é fonte de luz e energia para o planeta Terra.
Oito planetas fazem parte do Sistema Solar, e possuem órbitas elípticas ao redor do Sol.
Os planetas do Sistema Solar podem ser divididos em terrestres e jovianos, de modo que os terrestres compreendem os quatro planetas mais próximos do sol.
No Sistema Solar, não há planetas gasosos, apenas planetas rochosos, o que garante a possibilidade de vida em outros planetas.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Autoatividades Webaula 1
3 pág.

Introdução à Geologia UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As sentenças I, II e IV estão corretas. Explicação: - A sentença I está correta, pois o Sol é a estrela central do Sistema Solar e é responsável por fornecer luz e energia para os planetas. - A sentença II está correta, pois existem oito planetas no Sistema Solar que orbitam ao redor do Sol em órbitas elípticas. - A sentença III está incorreta, pois os planetas do Sistema Solar podem ser divididos em terrestres e jovianos, mas os terrestres são os quatro planetas mais próximos do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). - A sentença IV está correta em parte, pois existem planetas gasosos no Sistema Solar, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, mas também existem planetas rochosos, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. A possibilidade de vida em outros planetas não depende apenas da composição rochosa ou gasosa, mas de outros fatores como a presença de água líquida e uma atmosfera adequada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais