Buscar

Atualmente, há mais de 4 mil estações sismográficas espalhadas pelo mundo, que registram a ocorrência e a magnitude dos terremotos. Em 2010, grande...

Atualmente, há mais de 4 mil estações sismográficas espalhadas pelo mundo, que registram a ocorrência e a magnitude dos terremotos. Em 2010, grande parte dos terremotos ocorreu em áreas densamente povoadas, trazendo grandes danos sociais e econômicos. No entanto intensos tremores também ocorrem, em média duas vezes ao ano, em áreas desabitadas, em alto mar ou em ilhas. Sobre os terremotos, analise as sentenças a seguir:

I- Os terremotos podem ser provocados pela movimentação das placas tectônicas ou falhas geológicas, em que são geradas vibrações sísmicas que se propagam na forma de ondas em todas as direções.

II- A região onde se iniciam as vibrações de um terremoto é chamada de hipocentro ou foco, sendo que isso ocorre na parte interna da litosfera.

III- A região denominada de "Cinturão de Fogo", no Pacífico, além de apresentar uma intensa atividade vulcânica, também concentra as principais atividades sísmicas mundiais.

IV- O Brasil está centrado acima de uma parte estável da placa tectônica sul-americana; dessa forma, não são registrados terremotos no país.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Autoatividades Webaula 3
3 pág.

Introdução à Geologia UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As sentenças I, III e IV estão corretas. Justificativa: - A sentença I está correta, pois os terremotos podem ser provocados pela movimentação das placas tectônicas ou falhas geológicas, gerando vibrações sísmicas que se propagam na forma de ondas em todas as direções. - A sentença III está correta, pois a região denominada de "Cinturão de Fogo", no Pacífico, além de apresentar uma intensa atividade vulcânica, também concentra as principais atividades sísmicas mundiais. - A sentença IV está correta, pois o Brasil está centrado acima de uma parte estável da placa tectônica sul-americana, dessa forma, não são registrados terremotos no país. A sentença II está incorreta, pois a região onde se iniciam as vibrações de um terremoto é chamada de hipocentro ou foco, mas isso ocorre na parte interna da Terra, não da litosfera.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais