Buscar

1. É correto afirmar de acordo com o Código Tributário Nacional. a) A modificação legislativa posterior à conclusão do lançamento acarretará a nec...

1. É correto afirmar de acordo com o Código Tributário Nacional.

a) A modificação legislativa posterior à conclusão do lançamento acarretará a necessidade da sua adequação aos termos da nova legislação.
b) Ainda que posteriormente modificada ou revogada, o lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente.
c) O crédito tributário estará constituído após o regular processo fiscal de lançamento, assim como procedimento contraditório no qual a autoridade tributária investiga e colhe elementos para formalizar o crédito tributário
d) A única possibilidade de alteração de um lançamento tributário, após a regular intimação do contribuinte, é por meio de impugnação interposta pelo sujeito passivo.
e) Após a regular notificação do sujeito passivo, o lançamento tributário não poderá mais ser objeto de modificação pela autoridade tributante.
a) a
b) b
c) b
d) c
e) e

Essa pergunta também está no material:

Atividade de revisão e fixação
3 pág.

Direito Constitucional I Faculdade do Sul da BahiaFaculdade do Sul da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b": "Ainda que posteriormente modificada ou revogada, o lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente." Essa é uma das regras do Código Tributário Nacional, que estabelece que o lançamento tributário deve ser feito com base na legislação vigente na época em que ocorreu o fato gerador da obrigação. Mesmo que a legislação seja modificada ou revogada posteriormente, o lançamento deve ser mantido com base na lei que estava em vigor na época.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais