Buscar

CFC - 2019 - CFC - PERITO CONTÁBIL .  No decorrer de uma ação “Ordinária de Revisão Contratual Imobiliária, cumulada com nulidade de cláusulas e co...

CFC - 2019 - CFC - PERITO CONTÁBIL .

 No decorrer de uma ação “Ordinária de Revisão Contratual Imobiliária, cumulada com nulidade de cláusulas e com a antecipação de tutela”, o juiz federal da 991ª Vara nomeou perito contábil, visto que a prova do fato dependia de conhecimento técnico/científico. Após a apresentação do laudo pericial o Douto Juízo concluiu que a parte contratante deveria devolver seu imóvel à instituição financeira. Posteriormente, a parte autora descobriu que o perito do juízo era cônjuge do gerente da instituição financeira dos autos e que havia prestado informações inverídicas no laudo, beneficiando a parte requerida no resultado da lide. 

Assim, com base nos fatos apresentados e no que dispõem os Art. 145 e 158 do Código de Processo Civil - Lei n.º 13.105/2015, assinale a opção INCORRETA.

O perito estava livre de suspeição, pois as partes deixaram de comprovar que seu cônjuge trabalhava na instituição financeira, antes da entrega do laudo pericial.

B

O perito será considerado suspeito quando for amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados; 

C

O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas ficará inabilitado para atuar em outras perícias.

D

O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte.

E

O juiz deverá comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra A: "O perito estava livre de suspeição, pois as partes deixaram de comprovar que seu cônjuge trabalhava na instituição financeira, antes da entrega do laudo pericial." Isso porque, de acordo com o Art. 145 do Código de Processo Civil, o perito será considerado suspeito quando tiver amizade íntima ou inimizade com qualquer das partes ou de seus advogados, o que inclui o cônjuge do gerente da instituição financeira. Além disso, o Art. 158 do mesmo código prevê que o juiz deve afastar o perito quando houver motivo grave de suspeição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais