Buscar

O exame citopatológico, também chamado esfregaço cervicovaginal ou exame de Papanicolau, é a principal estratégia para detectar precocemente lesões...

O exame citopatológico, também chamado esfregaço cervicovaginal ou exame de Papanicolau, é a principal estratégia para detectar precocemente lesões precursoras do câncer ou o próprio câncer. As células que podem estar presentes na amostra são as representativas dos epitélios do colo do útero: células escamosas, células glandulares (não inclui o epitélio endometrial), células metaplásicas. Para garantir boa representação celular do epitélio do colo do útero, o exame citopatológico deve conter amostra do canal cervical, preferencialmente, coletada com escova apropriada e da ectocérvice, coletada com espátula tipo ponta longa. Esfregaços normais somente com células escamosas presentes possivelmente não são neoplásticas e, portanto, devem seguir o rastreamento citológico rotineiro: < 25 anos: repetir em 3 anos; entre 25 e 29 anos: repetir a citologia em 12 meses; ≥ 30 anos: repetir a citologia em 6 meses. Não se podendo afastar lesão de alto grau (ASC-H): encaminhar para colposcopia. As alterações celulares benignas (reativas ou reparativas) ou metalepsia escamosa imatura ou indicando reparação devem também seguir o rastreamento citológico rotineiro. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Altas taxas de estrógenos podem induzir o amadurecimento das células típicas do tecido epitelial do colo do útero, provocando a visualização nos esfregaços de grande quantidade de células intermediárias e também das células classificadas como parabasais.

( ) Mulheres que apresentam baixos índices de estrógenos possuem em seus respectivos esfregaços grandes quantidades de células parabasais.

( ) Em mulheres que recentemente deram à luz, os esfregaços vaginais se apresentam similares àqueles apresentados no período gravídico.

( ) Em mulheres gravídicas é possível identificar em seus esfregaços vaginais grandes quantidades de células superficiais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - V - F - V.
B V - F - F - V.
C V - F - V - F.
D F - V - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual CITOL
8 pág.

Citologia Clínica e Citopatologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: V - F - V - F. Justificativa: - (V) Altas taxas de estrógenos podem induzir o amadurecimento das células típicas do tecido epitelial do colo do útero, provocando a visualização nos esfregaços de grande quantidade de células intermediárias e também das células classificadas como parabasais. - (F) Mulheres que apresentam baixos índices de estrógenos possuem em seus respectivos esfregaços grandes quantidades de células parabasais. - (V) Em mulheres que recentemente deram à luz, os esfregaços vaginais se apresentam similares àqueles apresentados no período gravídico. - (F) Em mulheres gravídicas é possível identificar em seus esfregaços vaginais grandes quantidades de células superficiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais