Buscar

No segundo governo de Getúlio Vargas, no campo da saúde pública, uma corrente de opinião começou a se consolidar e adquiriu estatuto de orientação ...

No segundo governo de Getúlio Vargas, no campo da saúde pública, uma corrente de opinião começou a se consolidar e adquiriu estatuto de orientação do Ministério da Saúde até o golpe militar de 1964. A ideia-força desse pensamento era de que o nível de saúde de uma população depende, em primeiro lugar, do grau de desenvolvimento econômico de um país. Tal corrente denomina-se sanitarismo desenvolvimentista. Sobre a saúde na Era vargas, marque a alternativa correta.


A medicina na Era Vergas ganhou força com as inovações e recursos tecnológicos, cujos os exames de imagem possibilitaram diagnósticos médicos preventivos mais assertivos para os trabalhadores.
Muitas indústrias criaram seus próprios hospitais para atender as emergências médicas dos trabalhadores.
O cenário da saúde no Brasil na Era Vargas era composto pelo SUS e por instituições filantrópicas que prestavam serviços médicos aos trabalhadores.
Na Era Vargas foi criado o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), que tinha como objetivo atender as necessidades médico-hospitalares dos trabalhadores.
A medicina estava voltada para prática curativa não havendo espaço para a promoção da saúde e para a ações preventivas.

Essa pergunta também está no material:

AVA2 - POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS EM SAÚDE
1 pág.

Politicas de Saúde, Sus e Formação em Saúde. Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A correta é: "A ideia-força desse pensamento era de que o nível de saúde de uma população depende, em primeiro lugar, do grau de desenvolvimento econômico de um país. Tal corrente denomina-se sanitarismo desenvolvimentista."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais