Buscar

Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência social à sociologia, que inicialmente foi chamada de física socia...

Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência social à sociologia, que inicialmente foi chamada de física social. Sobre os princípios dessa ciência para esse autor, analise as afirmativas e considere as alternativas como verdadeiras e falsas; em seguida, escolha a alternativa correta.

I- No estágio positivo, a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento.
II- A imposição da indisciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância da obediência e da hierarquia.
III- A maturidade do espírito seria encontrada na ciência; por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos.
IV- Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito progressista da civilização moderna.
a. II, III e IV.
b. III, apenas.
c. I, III e IV.
d. II, apenas.
e. IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Atividade de percurso 2 - Questionário_ Revisão da tentativa
4 pág.

Ciências Políticas e Sociais Escola Jardim De DeusEscola Jardim De Deus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I, III e IV. Justificativa: I - No estágio positivo, a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento. Essa afirmação está incorreta, pois no estágio positivo, a vida social seria explicada pela ciência, e não pela filosofia. II - A imposição da indisciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância da obediência e da hierarquia. Essa afirmação está incorreta, pois para os positivistas, a disciplina era uma função primordial da escola, e não a indisciplina. III - A maturidade do espírito seria encontrada na ciência; por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos. Essa afirmação está correta, pois para Comte, a ciência era a forma mais elevada de conhecimento, e por isso, os estudos literários e artísticos deveriam ser subordinados aos científicos. IV - Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito progressista da civilização moderna. Essa afirmação está correta, pois Comte defendia a necessidade de uma educação positiva, baseada na ciência e no progresso, em contraposição à educação tradicional, que era teológica, metafísica e literária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais