Buscar

Assinale a alternativa que apresenta outros fatores da participação portuguesa na expansão marítima e comercial europeia, além da posição geográfic...

Assinale a alternativa que apresenta outros fatores da participação portuguesa na expansão marítima e comercial europeia, além da posição geográfica:


a) O apoio da Igreja Católica, desde a aclamação do primeiro rei de Portugal, já visava tanto à expansão econômica quanto à religiosa, que a expansão marítima iria concretizar.
b) Para o grupo mercantil, a expansão marítima era comercial e aumentava os negócios, superando a crise do século. Para o Estado, trazia maiores rendas; para a nobreza, cargos e pensões; para a Igreja Católica, maior cristianização dos “povos bárbaros”.
c) O pioneirismo português deve-se mais ao atraso dos seus rivais, envolvidos em disputas dinásticas, do que a fatores próprios do processo histórico, econômico, político e social de Portugal.
d) Desde o seu início, a expansão marítima, embora contasse com o apoio entusiasmado do grupo mercantil, recebeu o combate dos proprietários agrícolas, para quem os dispêndios com o comércio eram perdulários.
e) Ao liderar a arraia-miúda na Revolução de Avis, a burguesia manteve a independência de Portugal, centralizou o poder e impôs ao Estado o seu interesse específico na expansão.

Essa pergunta também está no material:

A expansão marítima e comercial
1 pág.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Para o grupo mercantil, a expansão marítima era comercial e aumentava os negócios, superando a crise do século. Para o Estado, trazia maiores rendas; para a nobreza, cargos e pensões; para a Igreja Católica, maior cristianização dos “povos bárbaros”." Além da posição geográfica, a participação portuguesa na expansão marítima e comercial europeia também foi motivada por interesses comerciais, políticos e religiosos. O grupo mercantil buscava aumentar seus negócios, o Estado buscava maiores rendas, a nobreza buscava cargos e pensões, e a Igreja Católica buscava a cristianização dos povos.

0
Dislike0
User badge image

Luz Carlos

fim do feudalismo alegrava a classe burguesa mercantil, porém, logo que a Peste Negra se espalhou pelo continente e então surgiram conflitos territoriais que abalaram a Europa, novas formas de se adquirir lucros teriam que surgir, e nesse cenário turbulento emergia a era das Grandes Navegações.

Os burgueses viam a possibilidade de firmar mais parcerias de trocas comerciais, e recebiam apoio do Estado e também financiavam as navegações, enquanto isso o Estado também seria beneficiado pelo colonialismo, e a Igreja cumpriria sua missão de catequização.


Além da posição geográfica, expansão marítima e comercial europeia visava a expansão de seus lucros, que consequentemente beneficiavam o Estado, e a Igreja converteria mais fieis. 

A resposta é alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais