Buscar

TEXTO 1  Deixe-nos, portanto, usar um pouco de liberdade e denominá-las impressões, empregando esta palavra num sentido de algum modo diferente do ...

TEXTO 1

 Deixe-nos, portanto, usar um pouco de liberdade e denominá-las impressões, empregando esta palavra num sentido de algum modo diferente do usual. Pelo termo impressão, entendo, pois, todas as percepções mais vivas, quando ouvimos, vemos, sentimos, amamos, odiamos, desejamos ou queremos.

 

TEXTO 2

Existem impressões e ideias simples e complexas. As simples são indivisíveis enquanto que as complexas são agrupáveis e divisíveis, ou seja, percepções ou impressões e ideias simples são aquelas que não admitem distinção ou separação. As complexas, ao contrário daquelas, podem ser distinguidas em partes. A divisão dos conceitos mentais entre simples e complexos mostra que é possível isolar qualquer qualidade sensível que esteja porventura unida numa mesma percepção, decompondo-a nas várias sensações que a constituem. A decomposição das percepções complexas em elementos simples indica, em primeiro lugar, um limite da análise empirista. Ao analisar uma percepção usando o exemplo da maçã, podemos distinguir ideias ou impressões simples em elementos como a cor, a forma e o sabor e complexas a maçã em si a qual posso dividir em várias partes simples e indivisíveis. Todas as impressões e ideias complexas, portanto, derivam das simples. Hume chega a conclusão de que, se as impressões antecedem sempre as ideias, não há verdades necessárias a priori, porque tudo vem ou parte da experiência, ou seja, só podemos conhecer ou construir conhecimento a partir da experiência.

Considerando os textos apresentados, em relação à compreensão de Hume sobre as impressões, assinale a opção correta:

Alternativa 1:

Hume jamais deu importância a questões metodológicas relativas às definições dos conceitos.

alternativa 2:

As intenções de Hume, ao discutir sobre as definições dos conceitos, tende exclusivamente a favorecer sua crítica à metafísica.

Alternativa 3:

O que quer que possa se pensar em filosofia, para Hume, não cabe se pensar em definições; nenhuma questão, observação ou problema pode ser definida ou conceituada.


Alternativa 4:

As definições, tem o objetivo de obscurecer o discurso, fazendo facilmente os filósofos caírem em contradições e ilusões discursivas; nesse sentido, não há para Hume qualquer importância em discutir sobre a definição dos termos e conceitos.

Alternativa 5:

A busca pela definição precisa e clara dos conceitos é realizada por meio da argumentação racional fundamentada nas regras da língua e de acordo com a semântica; nesse sentido, as definições servem para delimitar a relação entre as observações e os conceitos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é a alternativa 3: "O que quer que possa se pensar em filosofia, para Hume, não cabe se pensar em definições; nenhuma questão, observação ou problema pode ser definida ou conceituada."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais