Buscar

Sobre a responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa CORRETA. I - O direito regressivo das pessoas jurídicas de direito público intern...

Sobre a responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa CORRETA.

I - O direito regressivo das pessoas jurídicas de direito público interno contra o responsável causador do dano pode ser constatado, exclusivamente, por meio do dolo do referido agente, para que possa ser aplicado.
II - A responsabilidade estatal pode ser excluída ou atenuada nos seguintes casos: estado de necessidade ou culpa exclusiva da vítima, caso fortuito ou força maior.
III - A responsabilidade por omissão do Estado ocorre quando os atos praticados pelos agentes públicos resultam em prejuízos ou danos a terceiros, mesmo sem culpa.
IV - O judiciário brasileiro adota a “Teoria do Risco Integral”, para analisar os casos de responsabilidade civil do Estado.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
e) Nenhuma afirmativa está correta.

Essa pergunta também está no material:

Simulado GCMO - Resumo do concurseiro
17 pág.

Simulados OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Somente a afirmativa III está correta. A afirmativa I está incorreta, pois o direito regressivo das pessoas jurídicas de direito público interno contra o responsável causador do dano não depende exclusivamente do dolo do agente, podendo ser aplicado também em casos de culpa. A afirmativa II está incorreta, pois a responsabilidade estatal não pode ser excluída ou atenuada nos casos de estado de necessidade ou culpa exclusiva da vítima, caso fortuito ou força maior. A afirmativa III está correta, pois a responsabilidade por omissão do Estado ocorre quando os atos praticados pelos agentes públicos resultam em prejuízos ou danos a terceiros, mesmo sem culpa. A afirmativa IV está incorreta, pois o judiciário brasileiro não adota a “Teoria do Risco Integral”, mas sim a “Teoria do Risco Administrativo”, que prevê a responsabilidade objetiva do Estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais