Buscar

Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para essa observação: Tanto na catálise ácida quanto na catálise básica, a etapa lenta, dete...

Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para essa observação: Tanto na catálise ácida quanto na catálise básica, a etapa lenta, determinante da velocidade da reação, é a formação do intermediário enol ou enolato.


A etapa lenta da reação é a ruptura homolítica da ligação entre os halogênios e a velocidade com que ela acontece é a mesma em todos os casos.
Tanto na catálise ácida quanto na catálise básica, a etapa lenta, determinante da velocidade da reação, é a formação do intermediário enol ou enolato.
Cloro, bromo e iodo em suas formas moleculares não são capazes de reagir com aldeídos e cetonas, apenas os ácidos HCI. HBr e HI seriam capazes de alterar a velocidade da reação.
O único halogênio que afetaria a velocidade da reação é o flúor, mas como ele não foi utilizado durante as reações, não foi possível observar a diferença.
A catálise ácida forma o ácido com o halogênio e todos os ácidos reagem da mesma forma com aldeído ou cetona.

Essa pergunta também está no material:

reações de halogenação
1 pág.

Reatividade de Compostos Orgânicos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Tanto na catálise ácida quanto na catálise básica, a etapa lenta, determinante da velocidade da reação, é a formação do intermediário enol ou enolato." Isso ocorre porque a formação do intermediário enol ou enolato é a etapa mais difícil e que exige mais energia para ocorrer, sendo assim, é a etapa que determina a velocidade da reação em ambos os casos de catálise ácida e básica. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou irrelevantes para a observação apresentada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais