Buscar

A partir do caso apresentado, das descrições sobre a CIPA e das orientações explicadas pela NR 05, nesta Atividade MAPA da disciplina de Normas Téc...

A partir do caso apresentado, das descrições sobre a CIPA e das orientações explicadas pela NR 05, nesta Atividade MAPA da disciplina de Normas Técnicas em Segurança do Trabalho, seu papel é:


a) Dimensionar a CIPA para o caso apresentado: a indústria de fabricação de artefatos têxteis. OBS: Citar quantos membros titulares e suplentes, representantes dos empregados e empregador.
b) Informar qual é a carga horária mínima de treinamento dos CIPEIROS para o caso apresentado e como pode ser ministrado.
c) Informar o que acontece quando a empresa não se enquadra no Quadro 01 da NR 05.
d) Citar quais empregados não podem ser dispensados arbitrariamente sem justa causa e por quanto tempo.
e) Elaborar um texto de 05 (cinco) a 15 (quinze) linhas explicando qual a importância de se ter uma CIPA dentro da empresa, duração do mandato da CIPA e quantas reeleições são permitidas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir do caso apresentado, das descrições sobre a CIPA e das orientações explicadas pela NR 05, seu papel é: a) Dimensionar a CIPA para o caso apresentado: a indústria de fabricação de artefatos têxteis. OBS: Citar quantos membros titulares e suplentes, representantes dos empregados e empregador. De acordo com a NR 05, a CIPA deve ser dimensionada de acordo com o número de empregados e o grau de risco da atividade. Para a indústria de fabricação de artefatos têxteis, com até 50 empregados, a CIPA deve ser composta por 4 membros titulares e 4 suplentes, sendo 2 representantes dos empregados e 2 representantes do empregador. b) Informar qual é a carga horária mínima de treinamento dos CIPEIROS para o caso apresentado e como pode ser ministrado. A carga horária mínima de treinamento dos membros da CIPA é de 20 horas, distribuídas em no máximo 8 horas diárias e realizadas durante o expediente normal da empresa. O treinamento pode ser ministrado pelo SESMT ou por entidade especializada em segurança do trabalho. c) Informar o que acontece quando a empresa não se enquadra no Quadro 01 da NR 05. Quando a empresa não se enquadra no Quadro 01 da NR 05, ela deve designar um responsável pelo cumprimento dos objetivos da NR 05 e garantir que os membros da CIPA sejam eleitos pelos empregados. d) Citar quais empregados não podem ser dispensados arbitrariamente sem justa causa e por quanto tempo. Os membros da CIPA não podem ser dispensados arbitrariamente sem justa causa desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. e) Elaborar um texto de 05 (cinco) a 15 (quinze) linhas explicando qual a importância de se ter uma CIPA dentro da empresa, duração do mandato da CIPA e quantas reeleições são permitidas. A CIPA é importante para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores dentro da empresa. Ela tem como objetivo identificar e avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho, além de propor medidas para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O mandato da CIPA é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Após esse período, é necessário realizar uma nova eleição. Os membros da CIPA podem ser reeleitos por mais um mandato consecutivo. A CIPA é uma ferramenta fundamental para a promoção da segurança e saúde no trabalho, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os trabalhadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais