Buscar

A respeito das concepções epistemológicas desenvolvidas por Hans Kelsen em sua Teoria Pura do Direito considere as assertivas abaixo e assinale a a...

A respeito das concepções epistemológicas desenvolvidas por Hans Kelsen em sua Teoria Pura do Direito considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha somente a(s) assertiva(s) que esteja(m) correta(s).

I – Hans Kelsen desenvolveu um sistema escalonado das normas jurídicas, ou seja, a norma inferior deveria ter o seu fundamento de validade em uma norma superior, sendo que o fundamento de validade de todo o ordenamento jurídico seria a Constituição do Estado, não havendo, acima dessa, nenhuma outra norma jurídica positivada.
II – Considerando que segundo Hans Kelsen o Direito seria somente aquilo que estivesse positiva, ou seja, o Direito corresponderia, tão somente, às normas postas pelo legislador, ao juiz seria impossível adotar qualquer medida destinada ao julgamento que não estivesse positivada no ordenamento jurídico estatal.
III – Ao criar a norma fundamental para justificar toda a sua teoria Hans Kelsen acaba se afastando da base empírica requerida pelo positivismo, já que traz para a sua teoria elementos externos ao Direito, elementos transcendentais.
A) somente a I.
B) somente a II.
C) somente a III.
D) somente I e II.
E) somente I e III.

Essa pergunta também está no material:

3
1 pág.

Filosofia do Direito Centro Universitário de Maringá - EADCentro Universitário de Maringá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) somente I e II. A assertiva I está correta, pois Kelsen desenvolveu um sistema escalonado das normas jurídicas, em que a norma inferior deve ter seu fundamento de validade em uma norma superior, sendo que o fundamento de validade de todo o ordenamento jurídico seria a Constituição do Estado, não havendo, acima dessa, nenhuma outra norma jurídica positivada. A assertiva II também está correta, pois Kelsen defendia que o Direito seria somente aquilo que estivesse positivado, ou seja, o Direito corresponderia, tão somente, às normas postas pelo legislador, ao juiz seria impossível adotar qualquer medida destinada ao julgamento que não estivesse positivada no ordenamento jurídico estatal. A assertiva III está incorreta, pois ao criar a norma fundamental para justificar toda a sua teoria, Hans Kelsen não se afasta da base empírica requerida pelo positivismo, já que a norma fundamental é uma construção teórica que não se baseia em elementos transcendentais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais