Buscar

Sobre o quadro hipotético apresentado, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características dos hormônios paratireoideanos e seus e...

Sobre o quadro hipotético apresentado, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características dos hormônios paratireoideanos e seus efeitos no organismo:

Sobre o diagnóstico apresentado, o hormônio da paratireoide, conhecido como PTH ou paratormônio, está atuando na diminuição da concentração de cálcio no sangue, levando ao quadro de hipercalcemia apresentado.
a. Sobre o diagnóstico apresentado, o PTH, ora aumentado, agira no metabolismo ósseo e renal do íon cálcio, sendo que no osso aumentaria a atividade osteoblástica e inibiria a atividade osteoblástica, aprisionando cálcio e fosfato dentro deste.
b. Sobre o diagnóstico apresentado, o hormônio da paratireoide, PTH, que atua fisiologicamente diminuindo a absorção de vitamina D e a absorção intestinal de cálcio, tornar-se-há alterado, interferindo neste quadro.
c. Sobre o diagnóstico apresentado, a paciente certamente apresenta alterações no hormônio calcitonina, que é produzido na paratireoide, e atua aumentando a concentração de cálcio no sangue.
d. Sobre o diagnóstico apresentado, pode-se afirmar que a secreção do paratormônio (PTH) aumentada interferirá nos níveis de elevação da concentração de cálcio e na redução de fosfato nos líquidos extracelulares.

Essa pergunta também está no material:

U3S3 - Atividade de Aprendizagem Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal
1 pág.

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal UnimeUnime

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Sobre o diagnóstico apresentado, pode-se afirmar que a secreção do paratormônio (PTH) aumentada interferirá nos níveis de elevação da concentração de cálcio e na redução de fosfato nos líquidos extracelulares." O PTH é um hormônio produzido pelas glândulas paratireoides que atua no metabolismo ósseo e renal do cálcio, aumentando a reabsorção óssea e diminuindo a excreção renal de cálcio, o que leva a um aumento da concentração de cálcio no sangue. Além disso, o PTH também aumenta a excreção renal de fosfato, o que leva a uma redução da concentração de fosfato nos líquidos extracelulares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais