Buscar

Por que o metanol é tóxico para o homem e o etanol não? O metanol é rapidamente absorvido pela pele e pelas mucosas dos aparelhos respiratório e g...

Por que o metanol é tóxico para o homem e o etanol não?

O metanol é rapidamente absorvido pela pele e pelas mucosas dos aparelhos respiratório e gastrointestinal, alcançando a corrente sanguínea e sendo distribuído a todos os tecidos e órgãos.
A toxicidade do metanol é causada pela ação de duas enzimas do metabolismo (álcool desidrogenase e aldeído desidrogenase mitocondriais) – as mesmas que atuam sobre o etanol.
O metanol é transformado em aldeído fórmico, ácido fórmico e formato. O acúmulo de formato no organismo causa acidose (redução do pH do sangue) e inibição da respiração celular (parada ou limitação do consumo de oxigênio) que pode provocar falta de ar ou asfixia.
A presença de etanol (álcool comum) no organismo inibe competitivamente a transformação do metanol.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O metanol é tóxico para o homem porque é metabolizado no fígado pelas mesmas enzimas que metabolizam o etanol, porém, o metanol é transformado em aldeído fórmico, ácido fórmico e formato, que são substâncias altamente tóxicas para o organismo humano. O acúmulo de formato no organismo causa acidose e inibição da respiração celular, podendo levar à falta de ar ou asfixia. Já o etanol é metabolizado em acetaldeído e ácido acético, que são menos tóxicos e facilmente eliminados pelo organismo. Além disso, a presença de etanol no organismo inibe competitivamente a transformação do metanol, reduzindo sua toxicidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais