Buscar

Olá, querido(a) estudante. A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). Para a realização da ativida...

Olá, querido(a) estudante.


A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem).


Para a realização da atividade, leia case a seguir:​

Promoção da Saúde Coletiva no Brasil: Um Olhar sobre Diferentes Grupos

 No cenário da saúde coletiva no Brasil, diversas políticas foram implementadas para atender às necessidades específicas de diferentes grupos da população. Vamos explorar um caso que ilustra a importância dessas políticas abrangentes e inclusivas.

Saúde para Todos os Brasileiros

Maria é uma mulher de 32 anos moradora de uma pequena cidade no interior do Brasil. Ela está grávida do seu primeiro filho e tem recebido acompanhamento pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima. Através desse acompanhamento, ela conheceu a variedade de políticas de saúde coletiva implementadas para atender às necessidades da mulher, da criança, do adulto e do idoso, bem como para as populações vulneráveis e a saúde mental.

Políticas para Saúde da Mulher e da Criança: Durante o pré-natal, Maria teve acesso a cuidados preventivos, consultas regulares, exames e orientações sobre sua saúde e a do bebê. Ela conheceu o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que garante a vacinação de gestantes e crianças, prevenindo uma série de doenças. Além disso, ela participou de grupos de apoio à amamentação e recebeu informações sobre planejamento familiar.

Políticas para a Saúde do Adulto e do Idoso: À medida que Maria envelhece, ela sabe que pode contar com serviços de atenção primária para monitorar sua saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece consultas médicas regulares, exames preventivos e acesso a medicamentos. Além disso, ela conhece programas de prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que são comuns em adultos e idosos.

Políticas para Populações Vulneráveis: Maria também aprendeu sobre as políticas voltadas para populações vulneráveis. Ela soube do Programa de Saúde da Família (PSF), que leva cuidados de saúde a comunidades carentes e áreas rurais, garantindo atendimento a quem mais precisa.

Políticas para Saúde Mental: Quando enfrentou momentos de ansiedade durante a gravidez, Maria buscou apoio na UBS e descobriu que existem serviços de saúde mental disponíveis. Ela aprendeu sobre a importância de cuidar da mente e que o Brasil tem políticas de saúde mental para promover o bem-estar emocional de todos.

O caso de Maria destaca como as políticas de saúde coletiva no Brasil são abrangentes e inclusivas, visando a atender às necessidades específicas de diferentes grupos da população. Desde a saúde da mulher até o cuidado com o idoso e a promoção da saúde mental, o sistema de saúde se esforça para proporcionar cuidados de qualidade e acessíveis a todos os brasileiros.

Fonte: Elaborado pelo professor.


​A partir da situação apresentado acima, para a realização da atividade MAPA, responda as três questões relacionadas ao case "Saúde para Todos os Brasileiros":

Questão 1: Saúde Integrada para Diferentes Fases da Vida Como o caso de Maria "ilustra a abordagem integrada" da saúde coletiva no Brasil, atendendo às necessidades de diferentes grupos, como mulheres, crianças, adultos e idosos? Quais são os principais benefícios dessa abordagem para a promoção da saúde na sociedade?

Questão 2: Enfrentando Desafios de Saúde Mental No contexto do caso, como o sistema de saúde brasileiro aborda as preocupações de saúde mental, especialmente durante momentos de ansiedade e estresse, como a gravidez de Maria? Neste tópico apresente o objetivo do CAPS?

Questão 3: Equidade e Acesso aos Cuidados de Saúde O caso de Maria destaca a importância de políticas de saúde voltadas para populações vulneráveis, como o Programa de Saúde da Família. Como essas políticas ajudam a promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde em diferentes áreas geográficas e entre grupos socioeconômicos distintos? Neste contexto apresente quais são os desafios para a humanização nos serviços.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Olá! O texto apresentado é um caso para a realização de uma atividade MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem) sobre a promoção da saúde coletiva no Brasil. A partir do caso apresentado, são propostas três questões para serem respondidas. Questão 1: Como o caso de Maria "ilustra a abordagem integrada" da saúde coletiva no Brasil, atendendo às necessidades de diferentes grupos, como mulheres, crianças, adultos e idosos? Quais são os principais benefícios dessa abordagem para a promoção da saúde na sociedade? Questão 2: No contexto do caso, como o sistema de saúde brasileiro aborda as preocupações de saúde mental, especialmente durante momentos de ansiedade e estresse, como a gravidez de Maria? Neste tópico apresente o objetivo do CAPS? Questão 3: O caso de Maria destaca a importância de políticas de saúde voltadas para populações vulneráveis, como o Programa de Saúde da Família. Como essas políticas ajudam a promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde em diferentes áreas geográficas e entre grupos socioeconômicos distintos? Neste contexto apresente quais são os desafios para a humanização nos serviços.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais