Buscar

Lei da Indução de Faraday] A Lei de Faraday descreve a relação entre a variação do fluxo magnético e a corrente induzida. No entanto, segundo a Le...

Lei da Indução de Faraday] A Lei de Faraday descreve a relação entre a variação do fluxo magnético e a corrente induzida. No entanto, segundo a Lei de Lenz, uma alteração no fluxo magnético gera uma corrente variável através da bobina, a qual produzirá seu próprio campo magnético. A FEM induzida no núcleo dos transformadores gera uma corrente circulante a seu redor, e esse tipo de corrente que surge no núcleo é conhecida como Correntes Parasitas ou Correntes de Foucault. Essas correntes podem ser reduzidas, visto que podemos aumentar a resistência elétrica do núcleo.Disserte sobre qual característica construtiva o núcleo do transformador deve ter quando comparado com um núcleo de metal sólido para reduzir as Correntes de Foucault.

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Poa RS

Minha resposta foi baseada na análise do experimento com afastamento reduzido ou acelerado do campo magnético, para reduzir as correntes de Foucault em transformadores, as características construtivas mais importante do núcleo do transformador seriam a laminagem do núcleo que é diferente de um núcleo de metal sólido, onde todo o núcleo é constituído por uma única peça contínua de metal, já um núcleo laminado é composto por muitas camadas finas de metal isoladas umas das outras por meio de verniz ou isolantes não magnéticos. A laminagem do núcleo do transformador é fundamental para reduzir as Correntes de Foucault, que são as perdas de energia indesejadas, isolando eletricamente as lâminas do núcleo e reduzir a área do circuito fechado dessas correntes reduzindo as perdas de energia e aumentando a eficiência do transformador.

Isolamento das lâminas: O isolamento entre as lâminas impede que as correntes fluam livremente entre elas.

Menor área do circuito fechado: As Correntes de Foucault circulam em circuitos fechados. Com as lâminas, a área do circuito fechado é significativamente reduzida, pois as correntes têm que deslocar em pequenos loops ao redor de cada lâmina ao invés de percorrer um grande bloco de metal maciço.

Maior resistência elétrica: As lâminas mais finas têm uma maior resistência elétrica do que um bloco sólido de metal e com isso, aumenta a resistência à passagem das correntes resultando em menos perdas de energia na forma de calor.

Menos aquecimento e perdas de energia: Quando reduzimos a circulação das Correntes de Foucault, as lâminas ajudam a minimizar o aquecimento do núcleo do transformador aumentando a eficiência energética e a vida útil do equipamento.

Espero ter ajudado.

Rafael

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Para reduzir as Correntes de Foucault em um transformador, o núcleo deve ser construído com um material que tenha alta resistividade elétrica e baixa condutividade elétrica. Além disso, o núcleo deve ser laminado, ou seja, composto por várias camadas finas de material isolante elétrico, como o aço-silício, que são empilhadas e unidas por uma cola isolante. Dessa forma, as correntes parasitas são reduzidas, pois o caminho para a circulação dessas correntes é interrompido pelas camadas isolantes, diminuindo a resistência elétrica do núcleo e, consequentemente, a dissipação de energia em forma de calor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais