Buscar

Sobre a ligação covalente e a estrutura de Lewis, observe as afirmações a seguir: I – Para a construção das estruturas de Lewis, são considerados a...

Sobre a ligação covalente e a estrutura de Lewis, observe as afirmações a seguir:

I – Para a construção das estruturas de Lewis, são considerados apenas os elétrons de valência dos elementos envolvidos nas ligações.

II – O elemento mais eletronegativo e o hidrogênio ocupam as posições periféricas e o elemento menos eletronegativo ocupa a posição central na estrutura de Lewis.

III – Para a construção da estrutura de Lewis dos ânions poliatômicos, deve ser retirado um elétron da contagem dos elétrons de valência.

 

Assinale a alternativa correta.

  • Apenas I está correta.
  • Apenas II está correta.
  • Apenas III está correta.
  • Apenas I e II estão corretas


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas I e II estão corretas". Justificativa: I - Para a construção das estruturas de Lewis, são considerados apenas os elétrons de valência dos elementos envolvidos nas ligações. Essa afirmação está correta, pois os elétrons de valência são os elétrons mais externos do átomo e são os responsáveis pelas ligações químicas. II - O elemento mais eletronegativo e o hidrogênio ocupam as posições periféricas e o elemento menos eletronegativo ocupa a posição central na estrutura de Lewis. Essa afirmação também está correta, pois o elemento mais eletronegativo atrai mais elétrons para si, tornando-se negativo, enquanto o elemento menos eletronegativo torna-se positivo. III - Para a construção da estrutura de Lewis dos ânions poliatômicos, deve ser retirado um elétron da contagem dos elétrons de valência. Essa afirmação está incorreta, pois para a construção da estrutura de Lewis dos ânions poliatômicos, deve ser adicionado um elétron na contagem dos elétrons de valência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais