Buscar

USO DO DASHBOARD NA ERA DO BIG DATA A lógica de usar imagens para entender os dados existe há séculos. No século XVII houve maior uso de mapas e d...

USO DO DASHBOARD NA ERA DO BIG DATA

A lógica de usar imagens para entender os dados existe há séculos. No século XVII houve maior uso de mapas e diagramas, posteriormente, em 1800, o surgimento do gráfico de pizza (ponto de partida de outros estudos na área de Estatística). Após algumas décadas, um dos exemplos mais conhecidos de gráfico estatístico ocorreu quando Charles Minard explorou a questão da invasão de Napoleão à Rússia. Seu mapa refletiu sobre tamanho do exército e o caminho da retirada das tropas de Napoleão da cidade Moscou e logo ele relacionou esses dados à temperatura com a escala de tempo do respectivo evento para gerar um entendimento sobre caso. Casos como esse apontam a relevância da visualização de informações como importante processo na tomada de decisão.

Com advento da tecnologia, que alavancou os estudos e técnicas sobre a visualização de informações, novos recursos computacionais proporcionaram um maior processamento dos dados a velocidades incríveis. Atualmente, a visualização de informações mostra-se como recurso imprescindível para empresas nos próximos anos, principalmente, no processo de tomada de decisão.

A visualização de informações consiste na representação gráfica dos dados. Usando elementos visuais, como diagramas, gráficos e mapas, a visualização de informações é uma forma simples e clara de ver e compreender tendências e padrões nos dados. Além disso, alguns aspectos devem ser levados em conta durante projeto de visualização de informações, como expressividade e efetividades, pois falta de um ou ambos pode gerar diminuição na qualidade dos dados a serem visualizados, causando erros nas interpretações nos dados por parte do observador.

Na era do "Big Data", as ferramentas de visualização de informações de dados são de suma importância para analisar massas de dados e auxiliar no processo de tomada de decisão de empresas e usuários. Essas ferramentas são comumente chamadas de dashboard . Alguns autores conceituam academicamente o termo dashboard como “uma representação virtual dos dados mais relevantes em um display (Tela) para alcançar um ou mais objetivos por meio da visualização de padrões ou comportamentos existentes nesses dados” (FEW, 2006). Normalmente, ele é construído e estruturado para ser capaz de enquadrar em uma única tela para que a informação seja encontrada com facilidade.


Referências

FEW, S. Information Dashboard Design - The effective Visual Comunication of Data. Califórnia: O’Reilly, 2006.


Vamos praticar

Considerando a importância da visualização de informações nas empresas e emprego do dashboard como meio para realizar, de fato, a visualização dos dados, convidamos você a pesquisar um pouco mais sobre dashboard . Elabore uma discussão com, no máximo, 20 linhas, discutindo e apresentando:

1 - Quais empresas desenvolvem essas ferramentas (nacionais e/ou estrangeiras)

2 - Quais são os tipos de gráficos e interações apresentados pelas ferramentas encontradas na sua pesquisa?

3 - Cite algumas instituições que utilizam essas ferramentas como apoio a tomada de decisão e diga como elas fazem uso de tal recurso.

Ao final, disponibilize seus resultados no fórum da seção “Compartilhe” .

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais