Buscar

(Eletrobrás / 2013) Um motor síncrono opera com fator de potência 0,7 capacitivo. Se a carga mecânica não se alterar e a corrente de excitação aume...

(Eletrobrás / 2013) Um motor síncrono opera com fator de potência 0,7 capacitivo. Se a carga mecânica não se alterar e a corrente de excitação aumentar, o seu fator de potência: Diminuirá, mantendo-se capacitivo. Aumentará, mantendo-se capacitivo. Tenderá para valor unitário. Não se alterará. Tenderá para valor indutivo.

💡 2 Respostas

User badge image

William Verediano

Gabarito: Diminuirá, mantendo-se capacitivo.

Justificativa: Para controlar o fator de potência de um motor síncrono deve-se controlar a corrente de excitação. Se essa corrente for aumentada, o motor se comporta de forma capacitiva. Como o motor já opera capacitivo, a tendência é diminuir ainda mais o fator de potência. Dessa forma, o aumento da corrente de excitação nesse caso diminui o fator de potência, permanecendo capacitivo.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Se a carga mecânica não se alterar e a corrente de excitação aumentar, o fator de potência do motor síncrono aumentará, mantendo-se capacitivo.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais