Logo Passei Direto
Buscar
No que se refere ao componente cognitivo, assinale a alternativa CORRETA:


A As atitudes (componente afetivo) seriam a força motivadora para a ação e a relação entre atitude e o comportamento acaba por ser um dos grandes campos de interesse da Psicologia Social.
B Diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas. As crenças, o conhecimento, a maneira de “ver” ou “encarar” o objeto em questão constituem o componente cognitivo da atitude. Para que se tenha uma carga afetiva pró ou contra alguma coisa é necessário que tenhamos alguma representação cognitiva a respeito.
C Determinado objeto social é o componente característico das atitudes sociais. O componente cognitivo e o comportamental são apenas importantes para que se tenha acesso às atitudes propriamente ditas (sentimentos envolvidos). O componente afetivo, então, dá uma conotação afetiva às coisas e nos leva ao componente comportamental.
D Existe uma forte tendência a mantermos os componentes das atitudes em consonância. Informações positivas com relação às mulheres, por exemplo, levarão ao afeto positivo.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao componente cognitivo das atitudes: A) As atitudes (componente afetivo) seriam a força motivadora para a ação e a relação entre atitude e o comportamento acaba por ser um dos grandes campos de interesse da Psicologia Social. - Esta alternativa confunde os componentes afetivo e cognitivo, pois o componente afetivo não é o cognitivo. B) Diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas. As crenças, o conhecimento, a maneira de “ver” ou “encarar” o objeto em questão constituem o componente cognitivo da atitude. Para que se tenha uma carga afetiva pró ou contra alguma coisa é necessário que tenhamos alguma representação cognitiva a respeito. - Esta alternativa descreve corretamente o componente cognitivo, que envolve crenças e representações. C) Determinado objeto social é o componente característico das atitudes sociais. O componente cognitivo e o comportamental são apenas importantes para que se tenha acesso às atitudes propriamente ditas (sentimentos envolvidos). O componente afetivo, então, dá uma conotação afetiva às coisas e nos leva ao componente comportamental. - Esta alternativa não foca diretamente no componente cognitivo, mas sim na relação entre os componentes. D) Existe uma forte tendência a mantermos os componentes das atitudes em consonância. Informações positivas com relação às mulheres, por exemplo, levarão ao afeto positivo. - Esta alternativa fala sobre a consonância entre os componentes, mas não aborda diretamente o componente cognitivo. Após essa análise, a alternativa que melhor descreve o componente cognitivo das atitudes é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: "Diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas. As crenças, o conhecimento, a maneira de “ver” ou “encarar” o objeto em questão constituem o componente cognitivo da atitude. Para que se tenha uma carga afetiva pró ou contra alguma coisa é necessário que tenhamos alguma representação cognitiva a respeito." O componente cognitivo da atitude é responsável pela representação cognitiva que temos sobre algo, ou seja, as crenças, conhecimentos e a maneira como vemos ou encaramos o objeto em questão. É a partir dessa representação cognitiva que se desenvolve a carga afetiva pró ou contra algo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que um grupo funcione adequadamente, necessita estabelecer normas para serem seguidas por seus integrantes. As normas possibilitam que os membros do grupo se conscientizem da importância de segui-las, caso queiram permanecer no grupo. A respeito do comportamento antissocial e pró-social, assinale a alternativa INCORRETA:


A As causas das ações agressivas são exclusivamente individuais, portanto estão desvinculadas de aspectos sociais.
B A agressão é um comportamento antissocial, que pressupõe ações que visam prejudicar alguém, seja por meio físico ou psicológico.
C Uma das formas de prevenir a agressão é estimular os sentimentos de empatia e altruísmo.
D Generosidade e solidariedade são exemplos de comportamentos pró-sociais, isto é, visam ao bem comum e não só aos próprios interesses.

Se temos como adolescência o momento em que homens e mulheres começam a ingressar no universo adulto, não há como negarmos que a sexualidade acaba sendo um ingrediente presente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- É evidente que a sexualidade, que tem seu lugar no corpo humano, deve ser considerada nos seus aspectos biológicos. Entretanto, as mudanças físicas ocorridas na adolescência devem ser significadas na cultura.
PORQUE
II- Dessa forma, não podemos ignorar os processos de maturação fisiológica, ao mesmo tempo devemos compreendê-los na sua dinâmica sociocultural. Se tínhamos a sexualidade com uma função básica: a sobrevivência da espécie, hoje acaba tendo contornos muito mais complexos e que, por muito tempo, foram ignorados pela Psicologia ao naturalizar este fenômeno.
Assinale a alternativa CORRETA:

I- É evidente que a sexualidade, que tem seu lugar no corpo humano, deve ser considerada nos seus aspectos biológicos. Entretanto, as mudanças físicas ocorridas na adolescência devem ser significadas na cultura.
II- Dessa forma, não podemos ignorar os processos de maturação fisiológica, ao mesmo tempo devemos compreendê-los na sua dinâmica sociocultural. Se tínhamos a sexualidade com uma função básica: a sobrevivência da espécie, hoje acaba tendo contornos muito mais complexos e que, por muito tempo, foram ignorados pela Psicologia ao naturalizar este fenômeno.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proporsição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proporsição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são falsas.

Ao estudar o desenvolvimento humano, é necessário considerar os processos de crescimento, as vivências vitais significativas e as mudanças psicológicas decorrentes da inter-relação com outros aspectos do desenvolvimento. No que concerne aos fatores que mais influenciam o desenvolvimento humano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A maturação neurofisiológica refere-se ao desenvolvimento neurológico, sendo necessário para a obtenção de certos padrões de comportamento.
( ) O meio é o conjunto de influências ambientais que intervêm expressivamente nos padrões de comportamento da pessoa.
( ) O hábito modelado trata-se do aspecto físico que permite ao indivíduo comportamentos e uma relação peculiar com o mundo.
( ) A hereditariedade refere-se ao material genético de cada indivíduo, que forma o potencial. Pode se desenvolver ou não.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A maturação neurofisiológica refere-se ao desenvolvimento neurológico, sendo necessário para a obtenção de certos padrões de comportamento.
O meio é o conjunto de influências ambientais que intervêm expressivamente nos padrões de comportamento da pessoa.
O hábito modelado trata-se do aspecto físico que permite ao indivíduo comportamentos e uma relação peculiar com o mundo.
A hereditariedade refere-se ao material genético de cada indivíduo, que forma o potencial. Pode se desenvolver ou não.
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina