Buscar

Consoante Estefam (2016), o delito de calúnia se diferencia da denunciação caluniosa (art. 339, CP), que não se trata de crime contra a honra, pois...

Consoante Estefam (2016), o delito de calúnia se diferencia da denunciação caluniosa (art. 339, CP), que não se trata de crime contra a honra, pois consta no rol dos crimes contra a administração da Justiça. (ESTEFAM, A. [et. al.] Direito Penal Aplicado: Parte Especial do Código Penal. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2016).  

Sobre as características gerais dos delitos, analise as seguintes afirmações. 

  1. Apesar das diferenças, tanto a calúnia quanto a denunciação caluniosa, admitem imputação falsa de crime ou contravenção. 


  1. A calúnia pressupõe uma intenção de afetar a honra objetiva da vítima. Na denunciação caluniosa, a intenção é de causar um prejuízo diante das autoridades. 


  1. A calúnia é um delito de ação penal pública condicionada à representação, já a denunciação caluniosa é de ação penal pública incondicionada. 


  1. A calúnia pode ser realizada de maneira verbal ou escrita, mas não gestual ou simbólica. 


Estão corretas as seguintes afirmações:


a.

4, apenas. 

b.

2 e 3. 

c.

3, apenas. 

d.

2, apenas.

e.

1 e 3. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d", ou seja, apenas a afirmação 2 está correta, enquanto as demais estão incorretas. A calúnia é um delito de ação penal pública incondicionada, enquanto a denunciação caluniosa é de ação penal pública condicionada à representação. Além disso, a calúnia pressupõe uma intenção de afetar a honra objetiva da vítima, enquanto na denunciação caluniosa a intenção é de causar um prejuízo diante das autoridades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais