Logo Passei Direto
Buscar
Nos termos do Código de Ética Médica é vedado ao médico:


a. Suspender suas atividades junto à instituição pública para a qual trabalhe, mesmo se essa não oferecer condições mínimas para o exercício profissional.
b. Recusar a realização de atos médicos permitidos por lei, embora sejam contrários aos ditames de sua consciência.
c. Nenhuma das alternativas.
d. Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados, caso não faça parte do seu corpo clínico.
e. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude de sua profissão, mesmo que o fato seja de conhecimento público.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao Código de Ética Médica: a) Suspender suas atividades junto à instituição pública para a qual trabalhe, mesmo se essa não oferecer condições mínimas para o exercício profissional. - O Código de Ética Médica permite que o médico suspenda suas atividades se as condições de trabalho forem inadequadas, portanto, essa alternativa não é correta. b) Recusar a realização de atos médicos permitidos por lei, embora sejam contrários aos ditames de sua consciência. - O médico tem o direito de recusar atos que vão contra sua consciência, então essa alternativa também não é correta. c) Nenhuma das alternativas. - Essa opção sugere que todas as alternativas anteriores estão corretas, mas já vimos que algumas não estão. d) Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados, caso não faça parte do seu corpo clínico. - O médico pode internar e assistir pacientes em hospitais privados, mesmo que não faça parte do corpo clínico, então essa alternativa não é vedada. e) Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude de sua profissão, mesmo que o fato seja de conhecimento público. - O médico deve manter sigilo sobre informações que tenha em virtude de sua profissão, mesmo que sejam de conhecimento público, portanto, essa alternativa é vedada. Dessa forma, a alternativa correta que apresenta uma vedação ao médico, segundo o Código de Ética Médica, é: e) Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude de sua profissão, mesmo que o fato seja de conhecimento público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico suspender suas atividades junto à instituição pública para a qual trabalhe, mesmo se essa não oferecer condições mínimas para o exercício profissional. Portanto, a alternativa correta é a letra "a".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito da gestão de ética nas organizações, assinale a alternativa correta.


a. É aplicada principalmente nos níveis gerenciais de uma organização, já que deve ser acompanhado taticamente.
b. A gestão ética baseia-se em regras legais de comportamento que pretendem ser imparciais.
c. É um conjunto de regras que dizem como se comportar em todas as situações.
d. A gestão ética é composta por um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indivíduos como certa e errada.
e. É uma questão pessoal que atende ao ponto de vista de cada um, assim a organização deve tratar o assunto com subjetividade.

Assinale a alternativa verdadeira.


a. O médico que trabalha em empresas deve manter sigilo quanto às informações confidenciais mesmo nos casos em que a empresa não tenha interesse em manter o sigilo.
b. A ética empresarial é um conjunto de regras que visam apenas o lucro da empresa, sem se preocupar com a responsabilidade social.
c. A ética profissional é um conjunto de regras que visam apenas a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho, sem se preocupar com a sociedade.
d. A ética empresarial é um conjunto de valores e princípios que orientam a conduta da empresa em relação aos seus funcionários, clientes, fornecedores e à sociedade em geral.
e. A ética profissional é um conjunto de regras que visam apenas a conduta do indivíduo em relação aos seus superiores hierárquicos.

Marque afirmacoes correta:


a. Frente ao paciente terminal nossas ações devem priorizar a não maleficência.
b. Na emergência o princípio determinante da abordagem é a não maleficência.
c. Ao médico é vedado recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada mesmo quando faltam condições dignas ou possam prejudicar o paciente.
d. A liberdade do consentimento deverá ser particularmente garantida para aqueles sujeitos que, embora adultos e capazes, estejam expostos a condicionamentos específicos ou à influência de autoridade, como no caso de estudantes, militares, empregados, presidiários, internos em centros de readaptação, casas-abrigo, asilos, associações religiosas e semelhantes, assegurando-lhes a inteira liberdade de participar ou não da pesquisa, sem quaisquer represálias.
e. No final de vida a autonomia é um princípio fundamental e independe do estado de racionalidade do paciente.

Sobre a Bioética, marque a opção INCORRETA:

a. O CEM fortalece a autonomia das decisões do paciente, como principal peça no processo de decisão acerca da escolha de procedimentos, diagnósticos e terapêuticas possíveis a que queira se submeter.
b. Os princípios básicos da Bioética incluem: justiça, autonomia, não maleficência e beneficência.
c. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
d. Na fertilização está permitida ao médico a produção de embriões supranumerários.
e. O médico quando pertencente à equipe de transplante pode participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida do possível doador.
a) a
b) d
c) e
d) b
e) c

Mais conteúdos dessa disciplina