Buscar

Explique a Nucleação Homogênea, complementando com gráficos e equações. Como a Nucleação Heterogênea se diferencia da Homogênea?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A nucleação homogênea é um processo em que a formação de um sólido a partir de um líquido ocorre sem a presença de impurezas ou superfícies sólidas. Nesse processo, a formação do sólido ocorre por meio da formação de núcleos de cristalização no líquido. Esses núcleos crescem gradualmente até formar um sólido completo. A nucleação homogênea pode ser descrita pela equação de Gibbs-Thomson, que relaciona a pressão de vapor do líquido com o tamanho dos núcleos de cristalização. A equação é dada por: ΔP = 2σV_m / r Onde ΔP é a diferença de pressão de vapor entre o líquido e o sólido, σ é a energia superficial do sólido-líquido, V_m é o volume molar do líquido e r é o raio do núcleo de cristalização. Já a nucleação heterogênea ocorre quando a formação do sólido ocorre na presença de impurezas ou superfícies sólidas. Nesse processo, as impurezas ou superfícies sólidas atuam como locais de nucleação, facilitando a formação do sólido. A nucleação heterogênea é mais comum do que a nucleação homogênea e pode ser observada em muitos processos industriais, como a solidificação de metais e a cristalização de produtos químicos. A principal diferença entre a nucleação homogênea e a nucleação heterogênea é que a nucleação homogênea ocorre sem a presença de impurezas ou superfícies sólidas, enquanto a nucleação heterogênea ocorre na presença desses elementos. Além disso, a nucleação heterogênea é mais eficiente do que a nucleação homogênea, pois os locais de nucleação fornecidos pelas impurezas ou superfícies sólidas reduzem a energia necessária para a formação do sólido.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais