Logo Passei Direto
Buscar
Marque a alternativa que apresenta a denominação de uma forma de organização de crenças que possui carga afetiva de prós e contras com relação a um objeto social.


Psicologia Sócio-Histórica.
Crença.
Atitude.
Dissonância Social.
Estereótipo.
User badge image
PsiEstudando

há 2 anos

User badge image
PsiEstudando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A alternativa correta é "Atitude". A atitude é uma forma de organização de crenças que envolve uma carga afetiva, refletindo prós e contras em relação a um objeto social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que apresenta a denominação de uma forma de organização de crenças que possui carga afetiva de prós e contras com relação a um objeto social é "Atitude".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a alternativa que diferencie a Psicologia Social Psicológica da Psicologia Social Sociológica.


Psicologia Social Psicológica explica os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo. A Psicologia social sociológica estuda a experiência social do indivíduo a partir de sua relação com os grupos em que vive.
A ênfase maior dada ao indivíduo ou à sociedade fez com que fosse defendida a existência de duas modalidades de Psicologia Social: a Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica. A primeira tende a enfatizar principalmente os processos intraindividuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais. A segunda vertente tende a privilegiar os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades.
Elas são complementares entre si, porém a Psicológica tem sua base na Psicanálise e a Sociológica na Psicologia Socio-Histórica.
A Psicológica tem foco na Psicologia e a Sociológica na Sociologia.
Ambas designam uma teoria dos fenômenos psicológicos que colocam em relevo alguns aspectos do comportamento como a observação e imitação. No caso da Psicológica, com aspectos do individuo e da Sociológica, aspectos sociais.

Marque a alternativa correta sobre a Psicologia Social.


Depois da Crise da Psicologia Social nos anos 70, foram criadas outras abordagens que se diferiam da Tradicional, dentre elas podemos a Psicologia Sócio-Histórica ganhou bastante ênfase em seu enfoque teórico.
O referencial teórico e metodológico da psicologia sócio-histórica permite reconhecer o sujeito e a subjetividade como construções históricas, denunciando o caráter naturalizante da maior parte da produção da psicologia.
A Psicologia Social brasileira, em resposta a outras áreas da Psicologia, traz desde o princípio, a preocupação em compreender o indivíduo na relação com o meio em que vive, com sua história e cultura.
O trabalho cooperativo, planejado, que submete a natureza ao homem, só foi possível através do desenvolvimento da Psicologia Social pelos grupos sociais humanos.
O ser humano ao nascer necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência, no mínimo de mais uma pessoa, o que já faz dele um ser individualista.

Qual é a base da Psicologia Sócio-histórica?
Freud
Festinger
Vygotsky
Allport
Piaget

Vygotsky

Sobre as contribuições da teoria de Martín-Baró para a Psicologia Social, qual é a alternativa correta?


A Psicologia Sócio Histórica carrega consigo a possibilidade de crítica. Não apenas por um a intencionalidade de quem a produz, mas por seus fundamentos epistemológicos e teóricos. Fundamenta-se no marxismo e adota o materialismo histórico e dialético como filosofia, teoria e método.

Marque a alternativa que apresenta uma explicação para a linguagem ter papel fundamental na formação da identidade na Psicologia Social Crítica.


O estudo dos mecanismos neuronais que estão interligados aos processos sociocognitivos.
Porque é através dela que se dá todo o processo identi�catório e de reconhecimento sobre si e sobre o outro.
Porque a linguagem é o aspecto social e individual mais importante.
Porque a linguagem é a base da teoria da dialética que é fundamental nesta abordagem.
Porque a linguagem é ponto chave para entender as questões históricas e argumentar sobre os temas estabelecidos.

Mais conteúdos dessa disciplina