Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
A teoria do geossistema é uma concepção teórica-metodológica que explica fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, englobando elementos físicos, químicos, biológicos e fatores antrópicos. O que é correto afirmar sobre a teoria dos geossistemas?

A. A teoria geral dos sistemas influenciou a teoria do geossistema.
B. A teoria do geossistema influenciou a teoria geral dos sistemas.
C. A teoria do geossistema não tem relação com a teoria geral dos sistemas.
D. A teoria do geossistema é uma teoria exclusivamente biológica.
E. A teoria do geossistema é uma teoria exclusivamente física.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a teoria do geossistema: A. A teoria geral dos sistemas influenciou a teoria do geossistema. - Correto. A teoria do geossistema é influenciada pela teoria geral dos sistemas, que busca entender a inter-relação entre diferentes componentes. B. A teoria do geossistema influenciou a teoria geral dos sistemas. - Incorreto. A teoria do geossistema é uma aplicação da teoria geral dos sistemas, não o contrário. C. A teoria do geossistema não tem relação com a teoria geral dos sistemas. - Incorreto. Existe uma relação clara entre as duas teorias. D. A teoria do geossistema é uma teoria exclusivamente biológica. - Incorreto. A teoria do geossistema abrange elementos físicos, químicos, biológicos e fatores antrópicos. E. A teoria do geossistema é uma teoria exclusivamente física. - Incorreto. Assim como na alternativa D, a teoria do geossistema não se limita a um único aspecto. Portanto, a alternativa correta é: A. A teoria geral dos sistemas influenciou a teoria do geossistema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A. A teoria geral dos sistemas influenciou a teoria do geossistema. A teoria do geossistema é uma aplicação da teoria geral dos sistemas para o estudo dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, considerando a interação entre os elementos físicos, químicos, biológicos e fatores antrópicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. A batimetria das margens continentais possibilita que diferentes províncias sejam identificadas. Nesse contexto, se destacam a plataforma continental e o talude continental. Dessa forma, assinale a alternativa que caracteriza essas províncias.


E. A plataforma continental tem gradientes médios de inclinação na ordem de 1:1.000 e se estende até profundidades menores que 200m (a média fica em torno de 130-150m). Os taludes são mais íngremes e têm um gradiente médio de 1:40. Se estendem a regiões bem mais profundas que a plataforma continental.

2. A grande maioria dos sedimentos que compõem as zonas costeiras têm origem no interior dos continentes e chega ao ambiente marinho por meio da descarga de rios. No entanto, há uma porção de sedimento que é criada no próprio litoral. Os processos de erosão (criação de sedimento) ocorrem como resultado dos diferentes níveis de energia dos processos costeiros (principalmente das ondas). Dessa forma, quais os processos de erosão (no sentido de desagregar rochas) no ambiente costeiro?


A. Há quatro processos que causam erosão no litoral: corrosão, ação hidráulica, atrito e abrasão.

3.  Diferentes formas de transporte no fluido ocorrem como resultado dos diferentes níveis de energia do ambiente. Onde a energia é alta, típico de ondas destrutivas, a erosão e o transporte são mais comuns. Entretanto, quando essa energia inicial perde força ou cessa, ocorre a deposição desse sedimento. Quais são esses tipos de transporte?


C. Solução, tração, suspensão e saltação.

4.  As formas litorâneas podem ser classificadas em erosionais, em que os processos erosivos predominam, ou em deposicionais, em que os processos de deposição são dominantes. Cada tipo de litoral tem feições geomorfológicas próprias. Dessa forma, quais as principais feições de erosão em costas rochosas (falésias e promontórios)?


D. As feições mais comuns são: terraços marinhos, cavernas marinhas, arcos marinhos, plataformas de abrasão, pilares e montes marinhos.

5.  As zonas costeiras e oceânicas são ambientes em constante mudança. Suas feições e depósitos são o resultado de vários processos atuando ao longo do tempo. Ondas, marés e ventos promovem diversas mudanças geomorfológicas no litoral. As maiores ondas têm mais energia e, consequentemente, maior potencial de erosão. As ondas podem ser formadas localmente ou a milhares de quilômetros da praia. Quais os três fatores envolvidos na formação das ondas no mar?


D. Velocidade do vento, duração do vento e inclinação do vento.

1. Os oceanos têm diversos tipos de classificações e divisões. Uma das mais úteis divide-os em três zonas ou regiões: zona entremarés, zona nerítica e zona pelágica (oceânica).  Nesse contexto, qual alternativa caracteriza essas três regiões?


D. Zona entremarés é a região situada entre a maré alta e a maré baixa, portanto é praticamente na praia.
Zona nerítica é a região do mar que acompanha a plataforma continental. Estende-se desde a zona entremarés até profundidades entre 130 e 150m.
Zona pelágica é a região que ocorre logo após o final da plataforma continental e compreende todo o resto da massa d'agua dos oceanos.

2.  Embaixo da camada d’água da região pelágica e sob espessa acumulação de sedimentos oriunda do talude continental há o encontro da crosta continental com a crosta oceânica. Esses dois tipos de crosta compõem a porção superior da litosfera (parte sólida da superfície terrestre). No entanto, a crosta oceânica é geologicamente diferente da crosta continental. Dessa forma, marque a alternativa que apresenta os aspectos básicos de cada uma dessas crostas. 


A. Crosta oceânica : feita por rochas basálticas de coloração escura. É composta por minerais como piroxênio e olivina. É mais densa e fina que a crosta continental.
Crosta continental: é composta por rochas graníticas e sedimentares. É menos densa e mais espessa que a crosta oceânica.

Nesse contexto, marque a alternativa que classifica corretamente cada forma que está numerada na imagem.

1 - Reentrâncias (baías ou enseadas)
2 - Tômbolo
3 - Falésias
4 - Praias
5 - Dunas (depósitos eólicos)
6 - Cabo
7 - Pontal ou esporão
8 - Ilha
9 - Promontório
A. 1 - Cabo, 2 - Praias, 3 - Dunas, 4 - Reentrâncias, 5 - Tômbolo, 6 - Falésias, 7 - Pontal ou esporão, 8 - Promontório, 9 - Ilha
B. 1 - Praias, 2 - Dunas, 3 - Cabo, 4 - Reentrâncias, 5 - Tômbolo, 6 - Falésias, 7 - Pontal ou esporão, 8 - Promontório, 9 - Ilha
C. 1 - Reentrâncias, 2 - Tômbolo, 3 - Falésias, 4 - Praias, 5 - Dunas, 6 - Cabo, 7 - Pontal ou esporão, 8 - Ilha, 9 - Promontório
D. 1 - Reentrâncias (baías ou enseadas), 2 - Tômbolo, 3 - Falésias, 4 - Praias, 5 - Dunas (depósitos eólicos), 6 - Cabo, 7 - Pontal ou esporão, 8 - Ilha, 9 - Promontório

Nesse sentido, selecione a alternativa correta sobre erosão costeira.


A. Erosão costeira é a expressão utilizada para designar o avanço do mar em direção à terra.
B. Erosão costeira é a expressão utilizada para designar o recuo do mar em direção ao oceano.
C. Erosão costeira é a expressão utilizada para designar a perda de áreas costeiras para o continente.
D. Erosão costeira é a expressão utilizada para designar a perda de áreas costeiras para o mar (ocorre transgressão da linha de costa, e o mar avança em direção à terra).

Nesse caso, responda sobre as ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para proteger a costa.


A. Apenas aparatos legais.
B. Apenas estudo do ambiente costeiro.
C. Apenas gerenciamento costeiro integrado.
D. Apenas métodos de proteção (engenharia costeira).
E. As estratégias são: aparatos legais; estudo do ambiente costeiro; gerenciamento costeiro integrado; e métodos de proteção (engenharia costeira). Esses métodos de proteção podem ser estruturais (obras rígidas) ou não estruturais.

Mais conteúdos dessa disciplina